Filhos

Confira dicas para ensinar o seu filho a usar o troninho

Por Redação Doutíssima 27/09/2015

Muitos pais não têm certeza sobre quando e como iniciar o treinamento para o filho usar o troninho. Nem todas as crianças estão prontas na mesma idade, por isso é importante prestar atenção em alguns sinais.

Parar uma atividade por alguns segundos ou segurar o xixi ou cocô enquanto ainda usa fraldas podem ser alguns indicativos. Quando elas estão preparadas, o aprendizado é rápido e fácil.

troninho

O momento de deixar as fraldas de lado e usar o penico varia conforme cada criança. Foto: Shutterstock

 

Sinais que chegou a hora de usar o troninho

A maioria das crianças começa a mostrar sinais entre os 18 e 24 meses, embora alguns possam estar prontos antes ou além disso. Nessa idade, os pais já se preparam e compram o primeiro troninho, uma pequena réplica do vaso sanitário ao qual os pequenos têm liberdade total de acesso. Porém, muitas vezes essa experiência pode ser frustrante.

 

Quando as crianças ainda não estão prontas, a troca das fraldas para o peniquinho pode ser angustiante e demorada, com vários “acidentes de percurso”. Ao invés de usar a idade como parâmetro para definir o momento, é preciso encontrar outros sinais que indiquem que seu filho está pronto para começar.

 

Para isso, as crianças já devem seguir instruções simples, compreender palavras sobre o processo de ir ao banheiro e controlar os músculos responsáveis pela evacuação. Além disso, elas devem saber se expressar verbalmente e conseguir manter a fralda seca por no mínimo duas horas e puxá-la para baixo.

 

De toda forma, não é recomendado esperar muito. Conforme um estudo publicado no Journal of Pediatric Urology, as crianças com maior índice de incontinência, em geral, começaram treinamento para ir ao banheiro após os 32 meses de idade.

 

Uma outra pesquisa do Departamento de Urologia da Universidade da Antuérpia, na Bélgica, indica que crianças em idade escolar com problemas de bexiga – incontinência e infecções do trato urinário – normalmente são as que iniciaram o treinamento numa idade mais avançada.

 

Como usar o troninho

Caso seu filho tenha dado sinais de que é a hora certa, algumas dicas podem ajudar a tornar esse aprendizado mais fácil. Veja quais são elas:

 

1. Deixe um troninho onde seu filho possa vê-lo

troninho

Deixar o penico disponível para a criança é uma forma de incentivar o uso do objeto. Foto: Shutterstock

Se você tem uma criança mais velha, o mais jovem pode vê-lo usar. Isso será uma grande ajuda. Além disso, deixe seu filho vê-lo usar o banheiro e explique o que está acontecendo.

 

2. Horários de ir ao banheiro

troninho

É importante respeitar os horários de evacuação e incentivar o uso do penico nessas horas. Foto: Shutterstock

Caso seu filho tenha um horário regular de evacuação todos os dias, sugira que ele faça no banheiro. Se ele ficar chateado com a ideia, basta colocar a fralda e deixá-lo mais algumas semanas antes de tentar novamente.

 

3. Incentive a ida ao banheiro

troninho

Quando a criança usar o penico, é importante evitar críticas caso haja algum acidente. Foto: Shutterstock

Assim que você ver que seu filho sabe quando quer fazer xixi, incentive-o a usar o seu penico. Não brigue com ele quando acontecer algum acidente, já que assim ele não se sentirá ansioso e preocupado, e estará mais propenso a ser bem-sucedido na próxima vez. Elogie-o quando ele acertar.

 

4. Não torne a ida ao banheiro uma obrigação

troninho

Para que a criança se sinta confortável ao usar o penico, os pais não devem obrigá-la. Foto: Shutterstock

Não faça seu filho sentar no vaso sanitário contra a vontade. Certifique-se também que todos os cuidados sigam a mesma rotina e usem os mesmos nomes de partes do corpo, para que a criança não fique confusa.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!