Saúde Mental

8 Dicas para passar menos horas no Facebook

Por Redação Doutíssima 12/11/2013

Com o advento e a fama das redes sociais, tem ficado cada vez mais difícil de não aderir a esse dispositivo. Hoje em dia está cada vez menor o número de pessoas que resistem ao Facebook e, consequentemente, cada vez maior o número de pessoas dependentes da rede social mais conhecida do mundo. Pesquisas indicaram que a produtividade das pessoas que abusam dessa plataforma periodicamente é muito menor do que a de pessoas que não a utilizam ou controlam o uso de modo saudável.

Para ajudar você a ter disciplina e aprender a separar o tempo de concentração no trabalho e o tempo livre para o Facebook, o Doutíssima criou uma lista de 8 dicas para passar menos horas no Facebook. Confira!

facebook

1) Defina uma hora do dia

Existem muitas pessoas que adquirem uma espécie de “vício” pelo Facebook, acessando durante o trabalho, enquanto come ou até quando vai no banheiro. Para que isso não aconteça, defina uma hora por dia para poder conferir suas atualizações.

Façamos as contas. Se perder três horas por dia com o site, estará a perder 90 horas por mês e 1080 horas por ano. Sabe quantos dias são estas horas todas ao fim um ano? 45! Chega de perder tanto tempo com Facebook, não é mesmo?

 

2) Defina quanto tempo está disposto a perder por dia

É muito importante definir um tempo limite para gastar com as redes sociais e o recomendado é de apenas meia hora.

 

3) Tarefas essenciais primeiro, Facebook depois

Se não consegue controlar o seu tempo, talvez o melhor seja voltar aos primórdios da sua educação. Lembra de quando a sua mãe dizia “deveres de casa primeiro e brincar depois”? É isso mesmo que você deve fazer com o Facebook agora!

 

4) Nada de “chat”

O que faz as pessoas perderem mais tempo no Facebook é, sem dúvida, o chat. Isto acontece por três motivos principais:

  • Está sempre disponível para os outros.
  • Quem não tiver nada para fazer, vai tratar de se ocupar.
  • Se achar que já não tem nada de novo para ver, vai começar a falar com alguém.
  • Para que isso não aconteça, o melhor é mesmo ficar indisponível para o bate-papo.

Passo-a-passo: abra a janela do chat, vá em opções e depois selecionar a opção “ficar offline”.

 

5) Tire as notificações de e-mail

A curiosidade pode ser extremamente alimentada quando verificamos nosso e-mail e vemos que há atualizações no nosso perfil na rede social. Para perder menos tempo no Facebook, desligar as notificações de e-mail é um dos primeiros passos.

Passo-a-passo: Vá em “Conta”, “Definições de Conta”, “Notificações” e em seguida desmarque todas as opções.

 

6) Não participe de jogos

Outra das coisas que faz com alguém passe muito tempo conectado nas redes são os jogos. Então evite com todas as suas forças!

 

7) Não aceite desconhecidos

O objetivo do Facebook é ligar pessoas que se conhecem, porém acabamos aceitando pessoas que desconhecemos, apenas porque têm alguns amigos em comum. Porém, aceitar alguém desconhecido implica na curiosidade de descobrir quem ela é e esta pode ser mais uma grande razão para perder tempo no Facebook.

 

8) Se nada der certo, cancele a conta

Para os que tentaram de tudo para controlar o uso e não conseguiram, o Facebook tem uma opção que pode auxiliar. Você pode cancelar a conta temporiariamente. Com esse tempo, você vai se libertar do “vício” e talvez, quando desejar voltar para a rede, já não seja mais tão dependente.