Guia do Câncer

Caminhar reduz risco de câncer de mama

Por Redação Doutíssima 12/11/2013

Você já presenciou alguma recomendação médica sbre os benefícios de caminhar para a saúde do coração. Isso já foi até comprovado cientificamente. A novidade é que esse exercício também reduziria o risco de sofrermos câncer de mama.

Foi o que descobriu uma pesquisa relizada ao longo de 17 anos em mais de 70 mil mulheres na pós-menopausa (entre 50 e 74 anos) que caminham ao menos uma hora por dia. O estudo, que conclui que o estilo de vida influencia sobre o risco para o câncer, foi publicado na revista científica Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention.

 caminhada-mulher-650x350

 

 

Os resultados da pesquisa

 

As 73.614 mulheres foram questionadas sobre hábitos e a saúde. Ao longo da pesquisa, cada participante mantinha uma espécie de diário, registrando o tempo que passavam se exercitando com atividades como caminhar, nadar ou praticando outro tipo de atividades aeróbicas, e igualmente anotavam o tempo que passavam sentadas em atividades passivas como assistir televisão ou ler. Esses questionários eram enviados aos pesquisadores a cada dois anos, durante doze anos.

 

Foi constatado pelos pesquisadores que a caminhada foi o exercício mais praticado pelas participantes. Além disso, 47% dessas mulheres mencionaram a caminhada como única atividade física praticada. O resultado não surpreendeu os cientistas: as mulheres que caminharam pelo menos sete horas por semana viram o risco de desenvolverem câncer de mama diminuir em 14% em comparação com as participantes que caminharam menos de três horas por semana.

 

“Dado que mais de 60% das mulheres relataram andar diariamente, promover a caminhada como uma atividade saudável de lazer pode ser uma estratégia efetiva para aumentar a atividade física entre as mulheres em fase de pós-menopausa.” Disse o pesquisador que liderou esse estudo, o epidemiologista Alpa Patel, da Sociedade Americana do Câncer em Atlanta, na Georgia. “Ficamos contentes em descobrir que sem nenhuma outra atividade recreativa, apenas andar uma hora por dia foi associado com menor risco de câncer de mama nessas mulheres. Atividades mais longas e extenuantes reduziram ainda mais o risco”, concluiu.

 

Nunca antes havia sido tão evidente que o estilo de vida pode influenciar diretamente sobre os riscos de desenvolver câncer de mama. Uma atividade tão simples como caminhar diariamente em um parque ou na beira do mar, na companhia de um amigo ou de seu cachorro, além de prazeroso e relaxante pode mudar o destino de milhares de mulheres. Então, não espere mais tempo para ficar saudável. Calce um tênis confortável, faça da caminhada uma rotina e ganhe qualidade de vida você também!

 

Ainda não leu?

4 Exercícios para engrossar pernas e coxas

Saiba como Fernanda Souza faz para manter a barriga sequinha e definida

Caminhar reduz risco de câncer de mama

Pilates Aéreo – A sensação do momento

Você conhece os aplicativos de dieta para celular?