O que é a Síndrome do Túnel do Carpo?
A síndrome do túnel do carpo é uma condição na qual há uma pressão excessiva sobre o nervo mediano. A síndrome do túnel do carpo pode levar a dormência, formigamento, fraqueza ou lesão muscular na mão e dedos.
Quais são as causas da Síndrome do Túnel do Carpo?
- A causa mais comum são chamadas de L.E.R (Lesão do Esforço Repetitivo), geradas por movimentos repetitivos nos movimentos de flexão e extensão do punho.
- Traumáticas
- Hormonais
- Inflamatórias
Sinais e sintomas
- Parestesias
- Diminuição de sensibilidade
- Dor
- Queimação
- Fraqueza muscular
- Déficit para pinçamento
A sintomatologia está relacionada ao grau de compressão, podendo ocasionar sintomas sensitivos, motores ou a combinação de ambos. O indivíduo geralmente apresenta dormência e formigamento nas mãos, principalmente nos dedos indicador, anelas e médio, com o agravamento no período noturno. Em 60% dos casos a síndrome afeta ambas as mãos. Eventualmente ocorre dor em todo o membro superior, como mão, antebraço e braço.
Tratamento
Para casos de compressão leve pode ser inicialmente feito uma imobilização do punho. Lembrando-se que jamais o punho deve ser enfaixado, pois pode agravar a compressão do nervo. Essa imobilização do punho acontece através de talas de material duro, porem flexível que são colocadas desde a mão até o antebraço.
Em caso de uma compressão mais grave do nervo mediano, o travento deve ser cirúrgico, tendo como o principal objetivo, abrir o canal por onde o nervo passa.
Como a fisioterapia atua nesse tipo de síndrome?
A diminuição do edema gerado pela inflamação das estruturas vizinhas ao nervo mediano é o primeiro objetivo do tratamento fisioterápico.
O fisioterapeuta irá utilizar alguns recursos como:
- TENS: é uma corrente analgésica muito utilizada pelos fisioterapeutas. Ela atua no sistemas modulares da dor, aumentando sua tolerância à dor causando uma analgesia.
- Ultra-som: manipulação da região da dor, ele possui princípios analgésicos e anti-inflamátorios.
- Crioterapia: o frio reduz a atividade elétrica da fibra muscular, aumentando o limiar de estímulo de dor e reduzindo o índice de de estímulos aferentes, consequentemente diminuindo o estímulo doloroso.
- Alongamentos: exercícios de alongamento dos flexores dos dedos/punho ajudam a aumentar a formação do líquido sinovial, melhorando assim a lubrificação dos tendões, que estes quando lubrificados dimanem o atrito entre as bainhas evitando a inflamação.
- Mobilização articular dos ossos do carpo: ajuda para o aumento do espaço no interior do túnel do carpo, diminuindo os efeitos de compressão do nervo.
- Mobilização neural: deve envolver todo o membro superior e cervical sem provocar nenhuma irritação nervosa.
Lembrando que você deve sempre seguir os conselhos do seu fisioterapeuta, como: fazer alongamentos durante o dia, fazer o uso do gelo, sendo ideal 3x por dia, o uso corretamente da tala de imobilização e evitar fazer movimentos repetitivos.
Alguns exercícios de alongamentos que você pode realizar em casa: