Especialidades > Saúde

Conheça os principais benefícios de dormir pelada

Por Redação Fortíssima 19/05/2016

Dormir pelada ainda é uma prática pouco comum entre as mulheres, mas ela traz mais benefícios do que se imagina. Deixar a calcinha de lado pode ser favorável à saúde íntima, garantir mais tranquilidade durante o sono e até tornar a relação a dois mais intensa. Que tal experimentar?

Para as adeptas do hábito, outro benefício é a sensação de liberdade. Dispensar as roupas durante a noite pode fazer você ficar mais confortável e tranquila em relação ao seu corpo – sem falar que é uma delícia sentir a textura macia das cobertas sobre pele.

Dormir pelada

Dormir sem roupas proporciona sensação de liberdade. Foto: iStock, Getty Images

Veja 5 vantagens de dormir pelada

Se você ainda não está convencida a experimentar uma noite sem o pijama, confira os benefícios que dormir nua pode trazer e experimente dar mais liberdade ao seu corpo. Você certamente vai se sentir bem.

  1. Saúde vaginal

Depois de usar calcinha o dia inteiro, a noite pode ser a oportunidade perfeita para deixar sua vagina respirar. Afinal, a lingerie apertada ou úmida favorece a proliferação de bactérias no local, que podem gerar incômodos como micoses. Já que abrir mão da peça não é uma alternativa no dia a dia, por que não experimentar durante o sono?

  1. Autoestima

Sim, a prática de dormir pelada pode até favorecer sua autoestima. Ao ficar mais tempo nua, você poderá se sentir cada vez mais confortável em sua própria pele. Em outras palavras, esse hábito ajuda você a aceitar e amar mais o seu corpo, além de conhecê-lo melhor.

  1. Relacionamento intenso

Mesmo que não tenha exclusivamente uma conotação sexual, a prática de dormir nua certamente vai aumentar o grau de intimidade com seu parceiro. O motivo? O contato de pele com pele libera um hormônio denominado oxitocina, conhecido também como o hormônio do amor.

  1. Sem desconfortos

O pijama pode até ser uma peça confortável, mas gera incômodos durante a noite. Por exemplo, quando prende e enrosca em algum lugar, deixa parte do corpo descoberto ou limita seus movimentos. Ao abrir mão dele, você poderá perceber uma melhora significativa na qualidade do seu sono.

  1. Pele bonita

Assim como a vagina, sua pele também precisa respirar. Neste sentido, deixar a roupa de dormir de lado favorece a recuperação da sua epiderme após a exposição a uma série de fatores externos agressivos no dia a dia.

Além disso, o pijama aumenta sua temperatura corporal durante a noite – mecanismo que inibe a produção de um hormônio de crescimento chamado melatonina, que tem um importante papel na renovação da pele.

Dicas para dormir pelada

Caso você queira abrir mão do pijaminha felpudo e usufruir dos benefícios de dormir nua, mas não sabe como inserir esse hábito na rotina, saiba que é possível contar com algumas dicas. A sugestão é adicionar a prática gradativamente.

Comece, por exemplo, tirando apenas a calcinha nas horas de sono. Depois experimente remover a parte de cima ou a calça do pijama, até que você se sinta completamente confortável em ficar nua. A partir daí, o processo vai se tornar tão natural quanto escovar os dentes.

E aí, já experimentou dormir pelada? O que achou da sensação? Conte para a gente nos comentários.