Unhas

Como fazer a famosa unha francesinha

Por Redação Doutíssima 03/12/2013

20130823unhas_francesinhas_fazer_passo_a_passo

 

A unha francesinha, além de delicada, combina com todos os tons de pele e vai bem em todas as ocasiões. O único problema é o fato de ela ser mais complicada – e demorada – pra fazer. Por isso, nós decidimos compartilhar vocês este passo a passo que ensina como fazer uma francesinha perfeita. Confira!

Você vai precisar de:

1 esmalte cremoso branco

1 esmalte cremoso branco transparente

1 base fortalecedora transparente

1 alicate de cutícula afiado

1 lixa de unha

1 palito de metal ou madeira

1 espátula para cutícula

Algodão

Removedor de esmaltes (sem acetona)

 

Passo a passo:

  1. Retire o esmalte antigo (se houver) com a ajuda do algodão e do removedor de esmaltes – de preferência, sem acetona.
  2. Lixe todas as unhas, deixando-as no mesmo tamanho, preferencialmente num formato quadradinho. Fica mais fácil de fazer uma unha francesinha quando ela não está arredondada, e o resultado é mais bonito.
  3. Empurre as cutículas com a ajuda da espátula. Você pode encontrar este e vários outros utensílios de manicure em grandes lojas de produtos de beleza.
  4. Aplique um pouquinho de creme hidratante para mãos em cada unha, cobrindo bem a cutícula. Em seguida, mergulhe as duas mãos numa vasilha com água morna por alguns minutos. O creme hidratante é importante, pois quando você retira as suas cutículas semanalmente, elas tendem a ficar secas e esbranquiçadas.
  5. Para remover a cutícula, prefira alicates de cutícula de boa qualidade e, o mais importante: em aço inoxidável. Certifique-se que as cutículas já estão bem moles antes de retira-las com o alicate.
  6. Depois de retirar a cutícula, aplique uma base fortalecedora transparente nas unhas e espere secar um pouquinho.
  7. O segredo da francesinha está no traço leve e delicado que você deve fazer com o esmalte branco cremoso nas pontas das unhas: retire o excesso de esmalte do pincel, sem o deixar muito seco. Com um gesto preciso e contínuo, faça o traço de uma ponta à outra da unha, respeitando o comprimento original da unha. Não se decepcione se o traço não ficar perfeito de primeira! Mesmo as manicures mais profissionais erram de vez em quando. Com a prática, você pegará o jeito.
  8. Após terminar de desenhar todos os traços branquinhos nas pontas das unhas, aplique uma camada de esmalte branco transparente. É importante retirar logo em seguida o excesso de esmalte que ficou grudado nas cutículas com o auxilio de um palito de madeira ou metal, próprios para isto.
  9. Repita a operação acima assim que o esmalte aplicado nas unhas estiver seco.
  10. Retire o excesso de esmalte que permaneceu nos dedos e finalize com uma cobertura extra brilho, que protegerá a sua francesinha por muito mais tempo. Se você quiser, pode aplicar o óleo ou spray secantes no final do processo.

E voilà! Agora que você já descobriu o segredo da famosa francesinha, só falta botar a mão na massa. E não esqueça: quanto mais você praticar, mais perfeito será o resultado da sua unha francesinha.