Se você está precisando de um tratamento para unhas fracas e quebradiças, fique calma, pois você não é a única acometida pelo problema. Por mais que muitas pessoas se esforcem para ter unhas bonitas, a idade, dieta, obsessão por esmaltes e exposição à água podem causar fragilidade nas unhas.

 

Porém, antes de ir em busca de um tratamento para unhas fracas mais caro, veja alguns métodos caseiros capazes de ajudar.

unhas fracas
É possível tratar as unhas fracas em casa com alguns métodos simples. Foto: Shutterstock

Tratamento para unhas fracas: causas do problema

Há três principais fatores que causam unhas fracas: envelhecimento, uso a longo prazo de esmaltes e exposição frequente à água. As unhas quebradiças também estão associadas a algumas doenças, como hipertireoidismo, doenças pulmonares, psoríase, eczema, anemia, infecção fúngica, e distúrbios do sistema endócrino.

Sobre o uso de esmaltes, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) alerta que é preciso dar um intervalo entre uma cor e outra. Isso porque o uso constante e ininterrupto pode causar ressecamento nas unhas.

 

Outras causas incluem a exposição a produtos químicos, uso frequente de removedores de esmalte à base de acetona, desidratação, ambiente excessivamente seco, deficiências nutricionais e algum tipo de trauma. Por isso, vale a pena buscar um dermatologista para investigar as causas do problema.

 

Faça em casa: tratamento para unhas fracas

Se a fragilidade das suas unhas não está associada a alguma condição de saúde, é possível tratá-la em casa com alguns métodos simples. Você vai se surpreender que, com poucos ingredientes, é possível chegar ao tratamento para unhas fracas.

 

1. Óleo de coco

O óleo de coco é muito nutritivo e por isso um ótimo tratamento para unhas fracas e quebradiças. A gordura saturada do óleo de coco funciona como um ótimo hidratante.

 

Para isso, basta aquecer ligeiramente um pouco de óleo de coco e aplicá-lo em cada unha. Faça uma massagem suave durante cinco minutos. Isso irá melhorar a circulação sanguínea e manter as unhas hidratadas. Use esse remédio de duas a três vezes por dia.

 

2. Óleo de vitamina E

Muitas vezes, o principal culpado pelas unhas quebradiças é a falta de hidratação. O óleo de vitamina E é um ótimo remédio para manter suas unhas hidratadas e também irá ajudar a fortalecer e nutrir as cutículas.

 

Use uma cápsula de vitamina E para extrair o óleo e aplique em suas unhas antes de ir para a cama, massageando suavemente por cinco minutos para aumentar a circulação. Faça isso diariamente, por uma ou duas semanas, e você conseguirá notar uma mudança em suas unhas.

 

3. Cavalinha

A cavalinha contém grandes quantidades de sílica, um mineral vital para unhas fortes e saudáveis. Adicione duas colheres de chá de ervas secas para uma xícara de água quente. Deixe esfriar e, em seguida, mergulhe as unhas na mistura por cerca de 20 minutos. Repita esse remédio três ou quatro vezes por semana.

 

4. Cerveja

A cerveja é outro tratamento para unhas fracas bastante eficaz, já que contém selênio, potássio, fósforo e biotina, elementos que ajudam a manter as unhas fortes e saudáveis​​.

 

Aqueça um quarto de xícara de azeite até que fique quente ao toque. Misture com um quarto de xícara de vinagre de maçã e meio copo de cerveja. Mergulhe as unhas nessa mistura de 10 a 15 minutos. Siga esse remédio uma ou duas vezes por semana.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


DEIXE UMA RESPOSTA