Unhas

Descubra como manter unhas perfeitas e saudáveis

Por Redação Doutíssima 27/05/2015

Mulheres estão sempre em busca da pele perfeita, cabelos perfeitos e unhas perfeitas. Tudo para se sentirem cada vez mais lindas e confiantes com a imagem refletida no espelho. Nem sempre é fácil coordenar todos os cuidados, por isso fica mais fácil focar em uma parte do corpo de cada vez.

 

Não existem segredos no cuidado para ter unhas perfeitas, mas alguns hábitos podem ser modificados ou adaptados para causar menos impactos negativos na beleza das lâminas que protegem as pontas dos dedos. Seguindo as recomendações, você vai notar os resultados em pouco tempo.

unhas perfeitas

Usar lixas e ficar sem esmalte por um tempo podem deixar as unhas saudáveis. Foto: iStock, Getty Images

Unhas perfeitas precisam estar saudáveis

Como qualquer outra parte do corpo, para ter unhas perfeitas e saudáveis é preciso nutrir de dentro para fora. E isso é uma recomendação da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Piauí (SBD – PI). As unhas também precisam de vitaminas e minerais que auxiliam no seu visual, no crescimento e na proteção.

Na sua alimentação, não podem faltar proteínas, vitaminas A e as do complexo B, ferro, zinco, iodo e cálcio. Sem esses nutrientes, você pode sofrer com quebras, descamação, enfraquecimento das fibras ungueais, além de deixar a região mais suscetível ao ataque de fungos e outras doenças.

Unhas fortes, bem tratadas e saudáveis crescem mais bonitas, não quebram e não apresentam alterações de cor ou de textura. Se você notar qualquer mudança na aparência das lâminas, é bom consultar um dermatologista para verificar as possíveis causas.

Cuidados essenciais para ter unhas perfeitas

Com alguns cuidados no dia a dia, você pode manter as unhas saudáveis e bem cuidadas. Confira:

1. Use luvas

Use luvas ao fazer a limpeza doméstica e para lavar louças. Os produtos químicos podem prejudicar a pele e as unhas e causar ressecamento e enfraquecimento.

2. Dê um tempo no esmalte

Ao retirar o esmalte, não pinte logo em seguida. Faça um intervalo de pelo menos um dia para que as lâminas possam oxigenar e revitalizar.

3. Tenha um kit de manicure

Cuidado com os utensílios do salão, eles podem transmitir doenças. Tenha seu próprio kit de manicure com lixa, alicate, palito e tesoura ou cortador para evitar a contaminação.

4. Atente para os removedores

 

Prefira removedores de esmaltes sem acetona. A substância é muito eficiente na remoção da coloração, mas pode danificar as unhas.

5. Cuide da cutícula

Não remova por completo a cutícula, ela é uma parte importante na proteção contra fungos, bactérias e lesões. Retire o excesso com um alicate e empurre delicadamente o restante em direção contrária ao crescimento.

6. Lixe as unhas

Lixar as unhas é a melhor maneira de mantê-las no tamanho e no formato que você prefere. Use a tesoura só quando for necessário, pois a força exercida pelo fio nas unhas pode causar quebra e deixar lascas.

7. Hidrate as mãos

Unhas perfeitas ficam ainda mais bonitas se acompanhadas de pele bonita e macia. Hidrate as mãos com frequência e use filtro solar para evitar o aparecimento de manchas.

8. Use bases

Se você notar enfraquecimento, quebra ou descamação nas unhas, use bases ou produtos específicos para tratar o problema.

9. Beba água

Assim como os nutrientes, a hidratação também tem seu papel quando vem de dentro. Beber bastante água é um hábito benéfico para o corpo todo e pode contribuir na busca por unhas perfeitas.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!