Unhas

Aprenda a fazer unhas de gel

Por Redação Doutíssima 13/02/2014

Todo mundo conhece as velhas e boas unhas postiças, de porcelana e ou de silicone, aliadas há alguns anos das roedoras de unha e também das não-roedoras, mas que sofreram a tragédia pela qual toda mulher já passou um dia: quebrar uma unha, logo antes daquele evento tão esperado! O que nem todos conhecem são as unhas de gel, técnica que vem se tornando cada vez mais popular no Brasil.

 

unhas de gel

 

A técnica das unhas de gel possui benefícios inovadores, como o alongamento das unhas com aspecto natural e a longa duração do esmalte, de aproximadamente 15 dias.

 

Para fazer as suas próprias unhas de gel em casa, você deve possuir o material necessário e, preferencialmente, ter feito uma formação na área. Você pode comprar em lojas especializadas um kit de unhas de gel, ou então comprar os produtos isoladamente – de preferência, compre todos os produtos da mesma marca.

 

Você vai precisar:

  • Aparelho UV
  • Tips (ponteiras para alongamento de unhas)
  • Primer
  • Gel base
  • Gel de construção
  • Gel finalizador
  • Lixa de unha
  • Cola
  • Pincéis
  • Gel Cleanser
  • Cortador de tips
  • Óleo para cutículas

 

Confira o nosso passo a passo para fazer as unhas de gel:

 

1) O primeiro passo é esterilizar as mãos e o material que será utilizado.

2) Em seguida, aplique o amolecedor de cutículas e empurre-as com o instrumento próprio para essa ação. Remova-as com um alicate de cutículas.

3) O passo seguinte será tratar a unha. Com ajuda da lixa (ou polidor), remova o brilho natural da unha. Lixe-as tomando cuidado para que todas adquiram o mesmo tamanho e formato.

4) De acordo com o tamanho e a largura de suas unhas, escolha as tips (pontas) que você preferir. Lixe os cantos deixando-os arredondados ou mais quadradinhos – você é quem escolhe!

5) Aplique a cola nas tips e grude-as nas unhas, de baixo para cima, pois assim você evita que bolhas de ar se formem. Em seguida, lixe as tips na direção das cutículas, até que toda a textura seja uniformizada.

6) Retire o pó que se formou e aplique o primer, da cutícula até à ponta da unha.

7) Com o auxílio do pincel, aplique o gel base em camadas finas. Depois de ter realizado esse processo em todas as unhas da mão, coloque-as no aparelho de luz UV por 2 minutos.

8) Em seguida, aplique o gel de construção (incolor ou não) e coloque novamente as mãos no aparelho UV durante 3 minutos.

9) Verifique se bolhas ou pequenas falhas não se formaram, e em seguida aplique o cleanser por cima de cada uma das unhas.

10) Utilizando a lixa ou broca, dê ao gel a forma que você preferir.

11) Retire o pó que se formou e aplique uma camada do gel finalizador, que dará o brilho às unhas. Coloque novamente as mãos no aparelho UV durante 2 minutos.

12) Com o óleo, hidrate as cutículas. Hidrate também as mãos com um hidratante próprio para mãos.

 

Você também pode optar por fazer decorações ou desenhos artísticos nas unhas usando as técnicas de nailart. Veja alguns exemplos para você se inspirar:

unhas de gel

unhas de gel

unhas de gel

unhas de gel

unhas de gel

 

A aplicação das unhas de gel pode levar aproximadamente duas horas, mas não se preocupe: é um processo totalmente indolor! Você deve fazer a manutenção a cada três semanas, vai depender da velocidade do crescimento de suas unhas. A manutenção das unhas de gel consiste em preencher a região da unha que cresceu rente à cutícula.

 

Saiba mais:

 

Como fazer a famosa unha francesinha

Conheça as unhas decoradas com aplicação de pena

Como parar de roer unhas

Adesivos de unhas

Truques de como fazer a unha em casa

4 passos para manter as unhas sempre lindas

Como fazer unhas de caviar