Vitaminas

Descubra em qual vitamina apostar para ter uma pele bonita

Por Redação Doutíssima 05/12/2013

Suas escolhas alimentares refletem em sua pele. Com o consumo recomendado de alguns tipos de vitamina, é possível dar a ela uma aparência muito mais saudável. Saber quais substâncias  você precisa e o que exatamente elas fazem é importante para manter o seu corpo saudável.

 

Vitamina é essencial para a saúde

Os tipos de vitamina são essenciais para as funções do corpo, e as deficiências são capazes de causar efeitos adversos sobre a pele. Rugas, pele seca ou oleosa, acne e inflamação, todos são sinais de má saúde interna, muitas vezes provocadas pelo consumo de alimentos pouco saudáveis e pobres em nutrientes.

vitamina

Substância encontradas na alimentação ajudam a manter a pele bonita, saudável e hidratada. Foto: iStock

Quer um exemplo? A falta do composto C pode causar o escorbuto, enquanto a carência do E, importante na proteção da pele do sol, muitas vezes aumenta os riscos de graves danos à pele, inclusive o câncer.

 

Qual a melhor vitamina para a pele?

Há vários tipos que podem trazer benefícios à pele, e por isso é importante conhecer a função de cada um deles e acertar na escolha daquele que você realmente precisa. Além disso, é importante conhecer os alimentos que possuem altas concentrações desses compostos. Conheça um pouco mais sobre eles.

 

1. Vitamina A

vitamina

A cenoura é um alimento que fornece uma substância importante para a saúde da pele. Foto: Shutterstock

É necessária para a manutenção e a reparação dos tecidos da pele, fazendo com que ela esteja saudável. Quando há deficiência, sua pele pode ficar escamosa e seca.

Para obter a dose recomendada, basta consumir alimentos como batata-doce, cenoura e vegetais folhosos. Estudos da Academia Americana de Dermatologia mostram que, quando usadas na pele, loções ajudam a controlar a acne e a reduzir linhas e rugas.

 

2. Complexo B

vitamina

Para fornecer ao organismo uma substância essencial para as unhas, a aveia é uma opção. Foto: Shutterstock

Encontrada em alimentos como aveia, arroz, ovos e bananas, os compostos do complexo B contêm o nutriente biotina, que constitui a base das unhas e da pele. A deficiência nesse composto pode causar dermatite ou perda de cabelo. Um estudo da Universidade de Sidney, na Austrália, revelou que o tipo B3 pode reduzir a incidência de câncer de pele em 28%.

 

3. Vitamina C

vitamina

O consumo de frutas cítricas é importante para manter a produção de colágeno no organismo. Foto: Shutterstock

Comer muitas frutas cítricas, verduras, pimentão e couve-flor é uma excelente alternativa para obter esse nutriente vital.

Ela é conhecida por lutar contra resfriados, mas quando utilizada sobre a pele é capaz de aumentar a produção de colágeno, proteger contra danos dos raios UVA e UVB, problemas de pigmentação e melhorar condições inflamatórias – segundo estudos da Universidade de Tulane, nos Estados Unidos.

 

4. Vitamina E

As nozes são ótima fonte de uma substância que ajuda a reduzir as cicatrizes na pele. Foto: Shutterstock

As nozes são ótima fonte de uma substância que ajuda a reduzir as cicatrizes na pele. Foto: Shutterstock

Ajuda a reduzir o aparecimento de cicatrizes e evita que a pele fique áspera e seca. Para mantê-la macia e suave, tente adicionar mais nozes, azeitonas e espinafre em sua dieta. Para cicatrizes profundas, experimente esfregar óleo dessa substância sobre a marca para reduzir sua aparência.

 

5. Vitamina K

vitamina

As folhas verdes na alimentação ajudam a fornecer um composto importante ao organismo. Foto: Shutterstock

Procure por loções e cremes que contenham esse tipo de composto para ajudar a diminuir problemas vasculares que emergem como as imperfeições da pele – olheiras, por exemplo. É o que indica um es
tudo publicado no Journal of Cosmetic Dermatology.

Embora uma dieta repleta de folhas verdes ajude suas necessidades desse composto, a melhor maneira para sua pele obtê-lo é através do uso tópico.

vitamina infográfico doutíssima 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 

 

É fã do Doutíssima? Acompanhe o nosso conteúdo pelo Instagram!