Pele

Aprenda como lidar com acne adulta

Por Redação Doutíssima 27/02/2015

A acne é uma condição que causa desconforto em qualquer fase da vida, mas pode ser especialmente frustrante na idade adulta. Conheça mais sobre as causas da acne adulta, os fatores desencadeantes e os melhores meios de prevenção.

.

acne adulta

Foto: Shutterstock; A acne pode ser causada por fatores como stress

.

Como Lidar com a acne:

.
A acne pode ser um problema muito sério para os adultos, especialmente as mulheres, que são mais propensas a terem acne tardia. Existem dois tipos de acne adulta:

.
1. Acne persistente. Acne que dura depois dos vinte anos, e geralmente se forma na parte inferior do rosto, especialmente ao redor da boca, no queixo, e ao longo da linha do maxilar. Ao contrário da acne suave que a pessoa possa ter tido na adolescente, a acne persistente, muitas vezes provoca espinhas inflamadas e nódulos profundos ou cistos, lesões dolorosas que muitas vezes levam à formação de cicatrizes.

.
2. Acne tardia. Acne de início tardio pode ser tão grave como a acne persistente, e pode afetar o peito e as costas, bem como a face.

.
As causas da acne adulta:

.
• Não importa quantos anos a pessoa tenha, a acne ocorre quando as glândulas de óleo na pele dos indivíduos secretam muito sebo, que nada mais é do um hidratante natural que começa a ser produzido na puberdade. Quando os poros ficam entupidos com quantidades excessivas de sebo e células da pele, há o crescimento da bactéria que causa a infecção. A formação de espinhas, nódulos e cistos é a forma como o sistema imunológico humano ataca esse processo infeccioso.
.

Outras razões :

• Ter uma pele oleosa por natureza (Fatores genéticos)

.
• Existem alterações hormonais que podem ocorrer durante a gravidez, gerando crises de acnes.

.
• Contracepção inadequada.

.
• Stress

.
• Poluição

.

Fatores desencadeantes da acne tardia:

.
Hormônios. As flutuações dos hormônios femininos associados com a puberdade, menstruação, gravidez e menopausa frequentemente causam acnes adultas. Algumas mulheres desenvolvem acne de início tardio, quando param de tomar pílulas anticoncepcionais que contêm estrógeno e progesterona.

.
Medicamentos. Embora as pílulas anticoncepcionais possam ajudar a controlar a acne (elas são frequentemente prescritas para essa finalidade) é preciso ficar de olho em pílulas de progesterona pois elas são capazes de causar o efeito inverso. Outros fatores desencadeantes mais comuns incluem corticosteroides e alguns medicamentos utilizados para tratar a epilepsia e depressão.

.
Produtos para pele e cabelo. Os protetores solares oleosos, cremes de cabelo e alguns cosméticos podem promover um tipo chamada acne cosmética. Ao comprar qualquer tipo de filtro solar verifique se eles possuem esse aviso « Oil Free ».

.

acne tardia

Foto: Shutterstock; Fique atenta ao uso de anticoncepcionais

.
Estratégias de Prevenção da acne adulta:

.
Cuidar da pele é questão de higiene. Por isso os dermatologistas recomendam:

.
1. Lavar todo o rosto do queixo ao couro cabeludo duas vezes ao dia (de manhã e a noite) com um sabão suave ou limpador facial, propria para sua pele, de preferência com água morna ou fria. Faça bastante movimentos circulares para ajudar na circulação dos vasinhos do rosto. Enxague bem para não deixar resto de resíduo no rosto. Ao secar a sua pele use uma toalha limpa e macia para não agredir a sua pele ou transmitir qualquer tipo de bactéria.

.
2. FPS 15, quando passar muito tempo ao ar livre. Ao contrário do mito, a exposição excessiva ao sol não é bom para acne. No começo você terá a impressão de que a sua pele esta mais liza só que são as suas glândulas da pele que estão desidratadas. Entretanto, o sol pode danificar os folículos e pode causar até entupimento dos poros gerando mais acne ainda.

.
3. É importante pensar na nutrição para manter a pele livre de acnes. Existem algumas pesquisas científicas que afirmar que alimentos com muito teor de sódio (salgados) e muita cafeína pode aumentar a oleosidade da pele. É importante ressaltar que os alimentos com muito açúcar e gordura podem também aumentar a quantidade acne, sendo assim é preferível optar por alimentos ricos em fibras, vegetais e frutas e beber bastante água (8 copos por dia).
.

acne tardia

Foto: Shutterstock; Lavar o rosto duas vezes por dia é essencial para controlar a acne

.

Estratégias de Tratamento da acne adulta:

.
A acne tardia é mais difícil de resolver do que a da adolescência. Se o adulto tiver esse tipo de acne pode precisar de medicamentos mais fortes.
As opções de tratamento incluem:

• Remédios contendo sulfacetamida de sódio e enxofre;

.
• Retinoides tópicos, que são derivados da vitamina A que impedem a formação das lesões que precedem a acne;

.
• Hidratantes e cremes que contenham ingredientes aprovados no combate a acne como o ácido salicílico.

.
Evite se automedicar e consulte um dermatologista. Cuide-se!

.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!


Sites parceiros