A intoxicação causa alterações no funcionamento do copro humano e pode causar a morte. A primeira atitude a ser feita é verificar se houve realmente um envenenamento. Saiba mais sobre alguns tipos de intoxicação e o que fazer caso isso ocorra.
Medicamentos
Pesquisas mostram que o medicamento é o principal agente causador de intoxicações nos brasileiros, ocupando o primeiro lugar nas estatísticas há 9 anos. Entre eles, os causadores mais comuns de intoxicações são os benzodiazepínicos, antigripais, antidepressivos, anti-inflamatórios.
Drogas
A intoxicação causada por drogas aumenta a cada dia no Brasil, mesmo se os malefícios por elas causados sejam comprovados cientificamente. As reações variam de acordo com cada tipo de droga e quantidade consumida. O álcool é a droga mais consumida na sociedade brasileira, e seus efeitos podem se tornar muito mais perigosos se ingerido com outras drogas.
Produtos químicos
Quase toda substância, se ingerida em grandes quantidades, é tóxica. Felizmente, menos de 3.000 produtos químicos causam a maior parte das intoxicações – entre mais de 12 milhões existentes! Os sintomas de intoxicação vão depender do produto químico, da quantidade ingerida e de características físicas da vitima de intoxicação.
Como reconhecer uma intoxicação:
- hálito com cheiro inabitual
- mudança da cor dos lábios
- dores
- sensação de queimação no estômago, garganta ou boca
- sonolência
- confusão mental
- vômito
- diarreia
- paralisia
- convulsões
O que você deve fazer :
- Procurar perto da vítima frascos de remédios para informar o socorro – tente ver nos rótulos ou bulas se há uma informação sobre casos de ingestão abusiva.
- Observar com atenção o acidentado, pois alguns efeitos que não aparecem imediatamente.
- Nunca fazer respiração boca a boca, se o acidentado tiver ingerido o produto via oral.
- Se o contato com produtos químicos for pela via ocular, lavar os olhos com água abundante durante, pelo menos 15 minutos. Procurar com urgência um atendimento especializado.
- Se houve ingestão de substância tóxica ou venenosa, provocar o vômito na vítima, verificar seu pulso e a respiração. Chamar imediatamente o socorro.
Atenção: Não provoque o vômito no acidentado caso o envenenamento for por: ácido, veneno que queime, soda cáustica, alvejantes, tira-ferrugem, água com cal, amônia, desodorante e derivados de petróleo (querosene, gasolina, fluido de isqueiro, benzina, lustra-móveis).
Como prevenir:
- Manter medicamentos, produtos de limpeza e cosméticos fora do alcance das crianças, de preferência em armários trancados à chave
- Não realizar automedicação
- Seguir as instruções do médico
- Ler a bula com atenção
- Jogar fora medicamentos vencidos
- Respeitar as dosagens dos remédios
- Não manter produtos de limpeza fora do recipiente original