Primeiros Socorros

Salva-vidas: saiba como evitar afogamentos durante o verão

Por Redação Fortíssima 28/12/2015

Em 28 de dezembro é comemorado o Dia do Salva-Vidas, profissional que desempenha um papel fundamental na garantia de um ambiente seguro para banhistas em piscinas e praias públicas, principalmente no verão. Se você quer homenageá-lo, saiba que com algumas dicas úteis é possível facilitar o trabalho deles e garantir sua própria segurança quando estiver na água.

salva-vidas-doutissima-shutterstock

Trabalho exige formação rigorosa e certificação em primeiro socorros. Foto: iStock, Getty Images

Verão é marcado por casos de afogamento

A água sempre foi um grande perigo para as pessoas. É por isso que no Século XIX, em Londres, surgiu uma nova atividade que já salvou milhares de vidas ao redor do mundo – o salva-vidas. A organização Royal National Institution for the Preservation of Life for Shipwreck foi a pioneira, mas depois serviços semelhantes surgiram em outros países.

Esse trabalho exige formação rigorosa e certificação em primeiro socorros e ressuscitação cardiopulmonar. Alguns deles também são técnicos de emergência médica porque possuem uma série de responsabilidades, como manter os nadadores seguros.

Observar e prever condições inseguras é o principal papel deles. Não é à toa que eles sentam em cadeiras altas, já que assim podem ver longe. Caso alguém esteja em perigo ou participando de atividades perigosas, eles podem usar um apito para alertar os envolvidos. Quando há o pior dos cenários, eles alertas colegas de trabalho e iniciam um resgate de emergência.

Devido à relevância desse trabalho para toda a comunidade, o Dia do Salva-Vidas procura ressaltar a importância desse profissional. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), ocorrem cerca de 372 mil afogamentos anualmente ao redor do globo.

Não bastasse isso, a OMS indica que o Brasil é o terceiro país com maior número de mortes por afogamento. Dados do Ministério da Saúde revelam que essa é a maior causa de morte entre crianças de 1 a 4 anos. Em outras palavras, é preciso aprender a como evitar esse risco, principalmente nessa temporada de verão.

salva-vidas infográfico doutíssima

Um dia de salva-vidas: como evitar afogamentos

A água pode ser divertida, mas também mortal. Considere essas dicas de segurança ao banhar-se:

  • Conheça a água

Principalmente se viajar para um lugar desconhecido. A água fria pode matar, por exemplo, através da hipotermia – inclusive no verão. Além disso, rios aparentemente calmos muitas vezes escondem correntes rápidas, galhos e pedras. Confira se você está em uma área destinada ao banho e lembre-se que lugares mais seguros para nadar são áreas com salva-vidas de plantão.

  • Limites

Nadar em mar, lagos e rios é mais difícil do que em uma piscina. Conheça seus limites e não os ultrapasse. Os afogamentos costumam ser mais comuns em ambientes naturais e, na maioria das vezes, ocorrem porque a pessoa fica cansada demais para retornar.

  • Nunca use álcool ou de drogas

Não consuma substâncias que possam dificultar sua capacidade motora ou psicológica antes de entrar na água. Os efeitos do álcool, por exemplo, podem ser potencializados pelos movimentos dentro da água.

  • Nunca deixe os seus filhos nadar sem supervisão

Mesmo se eles já tiveram aulas de natação, sejam nadadores competentes ou usem dispositivos flutuantes, jamais permita que as crianças fiquem na água sem um adulto. Os afogamentos ocorrem muito rápido e apenas alguns centímetros de água a mais podem ser o suficiente para uma tragédia.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!