Clínica Geral

Como ter uma boa saúde com apenas 10 minutos por dia

Por Redação Doutíssima 12/12/2013

treino-power-saude-fitness

A atividade física é essencial para uma boa saúde. Existem atitudes simples do dia-a-dia que podem te ajudar a ser uma pessóa mais saudável. Confira as dicas que a Doutíssima preparou para você:

Exercite-se – Faça pelo menos um pouco de exercício todos os dias. Com apenas 10 minutos de exercício por dia, você pode diminuir seus riscos de doenças do sangue, coração e artérias e melhorar sua qualidade de vida.

Evite o perfeccionismo – Evite pensamentos negativos como: “Se eu não conseguir correr rápido durante 5 minutos ou malhar durante 1 hora, então por que tentar?” Quando você tem consciência de que 10 minutos fazem diferença no seu dia, fica muito mais fácil ter motivação para praticar exercícios.

Não desista! Alguns exercícios valem mais do que nenhum. Sessões curtas de exercícios fazem você queimar calorias.
Seja persistente com as mudanças no seu estilo de vida. Mudanças podem fornecer benefícios duradouros, por determinação para continuar as suas  atividades.
Faça pequenas mudanças diárias como:

– Estacione o seu carro mais longe e ande do estacionamento até a loja em que você vai fazer compras.

– Vá ao zoológico ou a um parque aos finais de semana com seus filhos ou netos ao invés de assistir a um filme em casa.

– Dê um passeio depois do almoço ou do jantar.

– Suba as escadas do metrô a pé ao invés de utilizar a escada rolante.

Remodele o seu pensamento e a sua saúde: Caminhe! Alguns minutos de caminhada por dia te ajudam a reduzir o risco de doenças cardiovásculares, ansiedade, depressão, diabetes e muitas outras.

Comece com exercícios moderados durante 2 semanas e aos poucos vá aumentando a quantidade de acordo com o seu tempo e ritmo.

corrida_ps

Encontre outros benefícios tão bons quanto os físicos. É importante encontrar atividades que você goste de fazer, principalmente se eles te trazem algum beneficio emocional, como eliminar o estresse.

Perca peso muito mais rápido – Faça treinos de intervalo se você tiver resistência atlética suficiente. Esse tipo de treino foi desenvolvido como uma forma de intensificar os treinos, aumentando a intensidade dos exercícios separados por curtas pausas de repouso. A técnica de intervalo é usado por nadadores, ciclistas corredores e outros para entrar em melhor forma física possível.
Verifique com seu médico e só faça esse esforços extremos se você estiver em boa forma e tiver um coração saudável o suficiente para fazer exercícios como por exemplo seguir um programa de caminhada rápida, etc.
Aquecimento – Antes do treino, aqueça-se por 5-10 minutos com uma caminhada muito rápida ou corrida lenta.

Atenção: Antes de iniciar qualquer exercício fale com o seu médico para saber qual é o melhor para você.