Clínica Geral > Saúde

Veja o que acontece com o corpo quando ficamos sem tomar banho

Por Camila Luz 24/11/2017

Nada como tomar um banho relaxante após passar o dia na rua trabalhando, estudando ou só batendo perna. A água quentinha escorrendo pelo corpo e a sensação de limpeza são muito valorizadas pelo brasileiro, que considera o banho parte de sua rotina diária. Mas e se parássemos de tomar banho todos os dias? O que aconteceria com o nosso corpo?

Tomar banho

Tomar banho faz parte da rotina do brasileiro. Foto: iStock

De acordo com artigo feito pelo site da revista Cosmopolitan, coisas bem nojentas acontecem conosco quando deixamos o banho de lado por apenas dois dias. A maioria delas está relacionada à proliferação de bactérias, que fica acelerada. Se você é fã de banhos longos ou se lava várias vezes por dia, também é bom ficar esperto. O excesso pode retirar óleos naturais da pele, deixá-la seca e escamosa. No entanto, as consequências da falta de banho são muito piores.

Consequências da falta de banho

Segundo o site, o ser humano transporta cerca de 1.000 tipos de bactérias no seu corpo, além de 40 tipos de fungos. Embora a maioria desses organismos faça bem para a saúde, muitos deles precisam ser eliminados pela ação da água e do sabonete. Se ficarmos sem tomar banho, as bactérias se proliferam e podem chegar até olhos, nariz e boca, causando doenças. Além disso, esses organismos podem causar mais de 30 odores desagradáveis no corpo humano.

Lavar-se diariamente também ajuda a manter a pele livre do efeito causado pela acumulação de óleos. Se você se exercita com frequência, isso é particularmente importante. Manter roupas úmidas e suadas perto da pele por longos períodos aumenta o risco de pequenas irritações. O indivíduo que simplesmente não se limpa após praticar exercícios corre o risco de contrair infecções bacterianas e fúngicas, causando coceiras e outras sensações desagradáveis.

O site Bustle listou várias coisas nojentas que acontecem com o indivíduo que fica sem tomar banho. Além de cheirar mal, permitir que bactérias se multipliquem e desenvolver problemas cutâneos, ele terá acne e manchas escuras na pele.

tomar banho cascão

Cascão, personagem da Turma da Mônica, não toma banho. Foto: Divulgação

Ir dormir sem lavar o rosto já traz consequências para a pele e propicia o aparecimento de espinhas. Suor, maquiagem, poluição atmosférica, poeira e sujeira se acumulam na pele e causam acne. Ficar sem tomar banho pode piorar a situação e estendê-la para outras regiões do corpo.

Já as manchas escuras na pele surgem por causa do acúmulo de sujeira, óleos e suor. Isso geralmente acontece com pessoas que ficam semanas ou meses sem tomar banho. Demora para chegar a esse ponto, mas o resultado é bastante desagradável. Lembra do Cascão, da Turma da Mônica? Você irá se parecer com ele se negligenciar a sua higiene.

Por fim, a falta de banho também prejudica o cabelo, que fica literalmente pingando óleo. Em situações mais graves, o couro cabeludo pode exalar um cheiro desagradável.

O que fazer quando não for possível tomar banho?

Se você precisa deixar o banho de lado por algum motivo, troque suas roupas com frequência – principalmente quando estiverem suadas – e mantenha axilas, virilha e face limpas. Essas áreas são especialmente propensas a atrair bactérias.