Especialidades

5 Passos para realmente dormir melhor

Por Redação Doutíssima 19/12/2013

dormir

 

 

Os três hábitos que os especialistas consideram como uma difícil prova de privação de sono: Você consome cafeína para torná-lo acordado ao longo do dia, todos os dias (mesmo com uma boa noite de sono), você não pode acordar na hora certa sem a ajuda de um alarme e nos fins de semana você tem que dormir por horas para recuperar o sono perdido durante a semana.

Especialistas dizem que muitas mulheres jovens vêm o sono como um deleite, “Considere o sono crucial para o bem-estar como dieta adequada e exercício físico”, diz Kristen Knutson, Phd em medicina do sono.

1º Passo: 

Vá para a cama 15 minutos mais cedo todas as noites durante uma semana, em seguida, adicione mais 15 na semana seguinte e assim por diante, diz o médico Joseph Ojile: “Pequenos incrementos são menos assustadores, mas pode fazer uma grande diferença em um mês, você vai ver que dormir uma hora a mais todas as noites te fará muito bem. “

2º Passo:

Tente colocar o ar condicionado entre 18 e 20 graus. Sua temperatura corporal cai naturalmente quando você dorme, e dormindo num quarto nessa temperatura você dormirá mais e melhor. Um abajour  com a luz fraca antes de dormir é uma ótima opção, a luz faz a sua glândula pineal inibir a melatonina, um hormônio que regula o ciclo do sono.

3º Passo:

Desligue o standby da televisão, do computador antes de dormir, essa luz artificial engana o hipotálamo do seu cérebro (a parte que você faz a transição para o sono) e te faz pensar que já é dia. Certifique-se que tudo está em ordem mesmo antes de tomar seu banho para não se sentir muito canso depois e acabar dormindo com tudo ligado e não ter uma boa noite de sono.

4º Passo:

Ter a barriga cheia no meio da noite não faz com que você tenha uma boa noite de sono ou seja, para que você durma como um anjo,tente não comer muito nem ingerir muito líquido antes de dormir, especialmente bebidas alcoólicas. Embora a bebida possa deixálo sonolento depois de beber, horas depois você pode perder completamente a vontade de dormir. Especialistas têm a hipótese de que a queda do nível de álcool no sangue pode perturbar seu sono, particularmente o REM (Rapid Eye Movement – movimento rápido dos olhos) o tipo mais profundo.

 
5º Passo: 
 

Barulhos, mesmo os mínimos, podem fazer você perder seu sono e não mais conseguir dormir. Esse problema atinge ainda mais as pessoas que têm sono leve. Certifique-se que o cômodo aonde você dorme está bem isolado, sem ruídos, sem barulhos repetitivos mesmo que não alto. Se puder, não deixe de conversar com o seu companheiro (a) se ela ronca, isso pode atrapalhar demais sua noite de sono.

Tomar um copo de suco de maracujá seguido de um bom banho quente pode te ajudar a relaxar e a dormir bem.