Saúde Mental

Dê a volta por cima! Veja como superar o sentimento de culpa

Por Redação Doutíssima 08/07/2014

Todos nós sabemos que errar faz parte do comportamento humano. Mas por que, quando cometemos estes erros, tão naturais da nossa natureza, o sentimento de culpa toma conta do nosso coração?

Sentimento de culpa é alerta emocional

O sentimento de culpa é um sinal de alerta emocional, quando fizemos algo errado. Ele nos ajuda a desenvolver um melhor bom senso sobre o nosso comportamento e como ele pode afetar a nós mesmos e aos outros. O sentimento de culpa nos leva a reavaliar as nossas atitudes, para que não acabemos cometendo o mesmo erro duas vezes.

sentimento-de-culpa

Sentimento de culpa vem da necessidade de sermos aceitos pelas outras pessoas. Foto: Shutterstock

Sentimento de culpa pode ser evolução pessoal

O sentimento de culpa saudável pode ser um estimulante para a mudança e para o crescimento pessoal. Culparmo-nos pelos nossos erros pode ajudar a nos mantermos dentro dos nossos próprios valores e a crescer quando quebramos esses limites. Muitas vezes, as falhas são uma oportunidade para aprender, ganhar informações valiosas e para assumir mais responsabilidade por nossas vidas.

Na maioria das vezes, o sentimento de culpa vira um tormento em nossas vidas. Neste caso, a culpa trabalha contra nós e não para nós. Ela passa a ser um problema, em vez de um estimulante. Isso implica em uma busca pelo perfeccionismo, que é irreal e destrutivo e que pode levar à depressão.

Superando o sentimento de culpa

Se o sentimento de culpa pode nos fazer tão mal, por que ainda o alimentamos? Pensar nos acontecimentos passados a todo o momento pode te impedir de viver o presente. O que você é agora, não era no passado.

Na realidade, você é uma pessoa diferente todos os dias. O sentimento de culpa surge por você se associar com quem era no passado, mas o fato é que você não é a mesma pessoa, já que não quer cometer os mesmos erros.

Na verdade, a questão de estar certo ou errado, depende da forma em que encaramos a situação. As circunstâncias são neutras, até que a nossa mente rotula. Você pode simplesmente ignorar quando sua mente tenta fazer você se sentir culpado, pois seu cérebro é uma máquina.

Pare com o sentimento de culpa e avalie o quanto suas atitudes tiveram um impacto na sua vida ou na vida de outras pessoas, ou se ele está apenas na sua cabeça.

Peça desculpas e alivie o sentimento de culpa

O sentimento de culpa vem da nossa educação e pela necessidade de sermos aceitos pelas outras pessoas. Com isso, ganhar o perdão das pessoas que foram afetadas pelos erros que cometemos pode se tornar um grande alívio para o sentimento de culpa. Mas, principalmente, reconhecer para nos mesmos que erramos pode ser muito recompensador.

Ninguém é perfeito, ainda que nossos amigos ou familiares que pareçam levar vidas perfeitas, sem sentimento de culpa. Tentar ser perfeito o todo o tempo, em qualquer parte de nossas vidas, é uma receita para o fracasso, já que nunca será alcançada. Aprenda a viver com os seus erros e tire lições deles, essa é a solução para viver sem o sentimento de culpa.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Psicólogo explica: como melhorar a auto-estima após uma rejeição amorosa

Dê prioridade a você e melhore sua autoestima! Aprenda a se valorizar e viva mais feliz

Por que ele não me telefona? Entenda os motivos que podem fazer com que ele não te ligue

De olho no mico! 5 Erros que as mulheres cometem ao tentar conquistar um homem

Situações inacabadas e a importância de fechamento: saiba mais