Motivação > Saúde Mental

Seu dia no trabalho não está rendendo? Veja 7 dicas para produzir mais

Por Redação Doutíssima 15/05/2014

O trabalho costuma ser o principal foco do estresse, mas existem algumas medidas que podem ser tomadas na tentativa de impedir que estas horas do dia no trabalho transformem-se em um sacrifício.

São técnicas simples, com sugestões capazes de fazer você relaxar, esfriar a cabeça, resolver conflitos e tornar seu ambiente profissional mais agradável. Que tal começar a praticar hoje mesmo para melhorar o seu dia no trabalho?

Veja o que é possível fazer para dar a sua cara ao local de trabalho. Foto: Shutterstock

Veja o que é possível fazer para dar a sua cara ao local de trabalho. Foto: Shutterstock

Tenha um melhor dia no trabalho

1. Respire. Tome consciência da sua respiração o dia inteiro. Quando perceber que se esqueceu disso, faça três respirações lentas, profundas, suaves e retome o trabalho.

2. Movimente-se. Tente não ficar parado no mesmo lugar durante todo o dia no trabalho. Gaste alguns minutos para ir a um andar diferente, a outro banheiro ou a um lugar a que você raramente vai.

3. Renove-se todo o tempo. Jogue fora o que é desnecessário, tente terminar o serviço de um modo inteiramente diferente a cada dia. Pense em algo que você gostaria de participar e arrume um jeito de realizar isso.

4. Beba bastante água durante o dia no trabalho. Ingira pelo menos dois copos de água de manhã e de tarde, principalmente se você trabalha em um lugar com ar condicionado. Você vai perceber que terá menos vontade de comer doces, de fumar ou de roer as unhas. E certamente terá muito mais energia.

5. Procure o equilíbrio. Compare as prioridades com o que você faz atualmente. Veja se a atividade que você gasta mais tempo corresponde ao que você considera prioritário. Esse é o primeiro passo para encontrar o equilíbrio na vida. Você precisa optar. Veja como conciliar a situação real e a ideal.

6. Reorganize seu dia no trabalho. Às vezes, apenas mudar as pastas de lugar, arrastar a mesa para o outro lado ou mudar a disposição dos quadros pode fazer uma grande diferença. Leve quadros, objetos de arte, lembranças, óleos aromáticos e até música para seu local de trabalho. Se nada disso for permitido, veja o que é possível fazer para dar sua cara ao local de trabalho, mesmo que precise deixar seus objetos pessoais escondidos numa gaveta.

7. Seja compreensivo com seus colegas durante o seu dia no trabalho. Se alguém fizer alguma crítica relacionada ao seu trabalho, tente ser compreensivo. Muitas vezes, esta pessoa está mais tensa que você.  Tire o lado bom de uma crítica e tente mudar o que for necessário para melhorar. Lembre-se que a maioria das pessoas não fazem críticas por maldade, mas sim para ajudar. Se estas pessoas não se importassem, deixariam você continuar errando.

A hora de respirar fundo

Quando você se irritar com algo no trabalho, largue tudo e dê uma volta. Jogue água fria no rosto, tome um suco, respire fundo algumas vezes. Depois, volte e dê continuidade ao que estava fazendo.

Ser feliz no trabalho não depende necessariamente do trabalho em si, mas principalmente de você e de como você lida com determinadas situações. Se sentir realizado em sua profissão é a melhor coisa para se ter um dia no trabalho com prazer.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Dicas para reduzir o estresse

Como combater o estresse de todos os dias

Fuja do estresse e ganhe mais qualidade de vida

Desaceleração da rotina das crianças: saiba mais

Ansioso demais? Psicólogos dão a dica para saber quando é hora de procurar ajuda contra a ansiedade

Como controlar o nervosismo

Por uma vida mais tranquila: conheça os alimentos funcionais que ajudam a combater a ansiedade

Como meditar deitado

Os benefícios da meditação

Guia da meditação em 3 minutos

Ter fé ajuda no tratamento de câncer?

Aprenda a identificar a depressão infantil

7 lugares do seu dia-a-dia perfeitos para meditar

A força da natureza: saiba mais sobre os benefícios dos calmantes vegetais para o seu dia-a-dia

Os benefícios da meditação

Pratique yoga na gravidez e sinta-se renovada

Menos estresse emocional boa memória: aumente seu potencial cerebral

Fuja do estresse e ganhe mais qualidade de vida

Saiba como lidar com o estresse nos dias de hoje

Como reduzir o estresse, em 9 passos

Hipnose Condicionativa: novo tratamento para estresse