Gestante

Tudo sobre ter o parto em casa

Por Redação Doutíssima 23/12/2013

A grande diferença entre dar a luz a seu bebê em casa, em vez de no hospital é que em casa, você está no comando. A principal desvantagem é que , se alguma coisa der muito errado, o backup médico não estará imediatamente à mão. Felizmente, as chances disso acontecer são muito pequenas por causa do ambiente mais relaxado.

Parto

O que esperar de um parto em casa?

Nos estágios iniciais do seu trabalho, você provavelmente vai querer se manter ativa. Use esse tempo para certificar que tudo está pronto em sua sala de parto, coleta de lençóis e jornais e preparar todas as coisas que você, sua parteira e o bebê vão precisar. Um vez que o trabalho é realmente estabelecido, você ou o seu parceiro devem telefonar para a parteira, se ela já não estiver já em seu caminho, assim como qualquer outra pessoa que você quer lá.

A sua parteira estará com você durante todo o trabalho e ela vai monitorar o bebê a cada cinco minutos com um ouvido trompete. Ela e o seu parceiro vã encorajá-la e ajudá-la nas posições mais confortáveis, ela pode dar algum alívio da dor, se você precisar dele.

Você pode achar que é útil se agachar como o bebê está nascendo. Seu parceiro pode pegar o bebê antes de colocá-lo em seus braços para amamentar imediatamente. Seu cordão ficará preso e corte assim que ele parar de pulsar. A parteira, então ajuda a entregar a placenta antes de realizar um teste mais abrangente com o seu bebê e pesá-lo em uma balança de mola. Você vai ser limpa e, se necessário, costurada. Enquanto tudo isso está acontecendo, o seu parceiro pode estar segurando, abraçando e cuidado do novo bebê. E então você estará pronta para conhecer o novo membro da família.

images

As vantagens do parto domiciliar

Existem vantagens óbvias para ter seu bebê em casa: você vai se sentir seguro em seu próprio ambiente familiar e você pode ter o tanto de privacidade que você desejar. Seu parceiro pode desempenhar um papel importante no nascimento e seus outros filhos podem estar lá. Você provavelmente vai ter a mesma parteira de confiança e não haverá risco de ser separada do seu bebê ou seu parceiro depois. Amamentação geralmente acontece espontaneamente após um parto em casa.

As desvantagens do parto domiciliar

A maioria dos partos domiciliares ocorrem sem problemas, mas não quer dizer que é impossível de surgir alguma complicação. Seu bebê pode ficar “preso”durante o parto ou ter dificuldades para respirar no momento do nascimento ( embora dificuldades respiratórias no recém-nascido são muitas vezes devido a drogas analgésicas dadas à mãe- um risco que não costuma ocorrer em casa). Pode também reter alguma ou toda a placenta ou sangrar muito.

Nem todos estes problemas significam que você tem que ser levado às pressas para o hospital. A maioria das dificuldades respiratórias, por exemplo, geralmente podem ser aliviadas por limpar as vias aéreas, dando oxigênio e massagem; parteiras geralmente transportam oxigênio. Mas se você tiver uma placenta retida ou começar a sangrar muito, você e seu bebê vão ter que ir para o hospital e sua parceira irá com você. Poucos bebês nascem muito fracos ou incapazes de se defenderem sozinhos. Eles terão a atenção de uma unidade de cuidados especiais. Se seu bebê é carente, você e ele terão que viajar para a unidade obstétrica mais próxima.

Lembre-se também que o parto pode ser um negócio muito confuso e barulhento, e um parto em casa significa um pouco de preparação prévia para obter o quarto pronto e os  suprimentos necessários.