Saúde Mental

Saiba por que seu filho tem comportamentos inadequados

Por Redação Doutíssima 09/01/2014

Finalmente, quando você acha que seu filho é capaz de agir quase como um adulto, ou, pelo menos, mais maduro do que costumava ser, ele faz algo que faz você se perguntar o que eles estão pensando.

Eles aumentam a verdade, fingi não ouvi-la ou explodem em lágrimas aparentemente por qualquer motivo. Eles ainda provocam e balbuciam como se ainda fossem bebês. Por quê? Existem explicações simples e maneiras de afastar esses hábitos.

birra-1

Mentiras

As mentiras podem ser pequenas como “Sim, eu fiz a minha cama” ou maiores “Não, eu não bati na minha irmã”. Mas você sabe que o que está ouvindo está muito longe da verdade.

Por que elas fazem isso: porque temem o castigo, ou porque alguma vez antes isso já funcionou e eles esperam se safar de novo ou porque não querem decepcioná-la, diz Michele Borba, escritora do livro “The Big Book of Parenting Solutions” ( O Grande Livro das Soluções Parentais).

Rir e fazer piada com outros

Se essa for uma piada bem-humorada, saudável de amigos, irmãos e outros membros da família – não é bullying.

Por que elas fazem isso: Porque é divertido e faz com que eles se sintam poderosos, diz Dawn Huebner , um psicólogo clínico em Exeter, New Hampshire nos Estados Unidos.

O que fazer sobre isso: Ajude seu filho a saber quando ele está indo longe demais e como ser sens;ivel aos sentimentos das outras pessoas.

Quando a criança brinca com alguém que não gosta, puxe ela de lado e explique como a pessoa deve estar se sentindo com os seus comentários. “Melhore suas habilidades de sensibilidade, incentivando-a a olhar para as reações das outras crianças e as suas expressões faciais”, diz Borba.

Claro, se a provocação estiver claramente indo longe demais, você deve intervir. Em seguida, levá-la de lado para falar sobre o que aconteceu e como evitar que isso aconteça novamente.

Pegadinhas

Por que elas fazem isso: para se divertirem, para se sentirem poderosas e obter uma reação de você, diz Huebner.

O que fazer: converse com as crianças sobre a maneira e quando não há problema em fazer as piadas e pegadinhas, e como saber se elas vão longe demais.

stk205911rke

Fazer drama

Por que elas fazem isso: para chamar atenção ou porque eles ainda estão aprendendo a lidar com as suas emoções. Algumas crianças podem estar atuando. Outras “realmente sentem as coisas profundamente, intensamente. No momento, eles ficam devastados,” diz Huebner.

O que fazer: Não recompensá-lo com atenção. Em vez disso, converse sobre isso e sobre outras maneiras de lidas com as emoções como raiva, ciúme ou frustração. Seja compreensivo. No momento, se você dizer: “Ei, isso não é tão importante” ela vai sentir que você está minimizando o problema. Ao invés disso, diga-lhe que você entende o quão difícil a situação é ou que você vê como ela está frustrada.

Comportamento de bebê

Por que elas fazem isso: Para obter a sua atenção, ou se retirar das expectativas que vêm com a sua idade real. “Se as crianças estão se sentindo sobrecarregadas por uma demanda ou uma determinada tarefa, eles podem transformar a conversa em conversa de bebê ou começar a dizer “não consigo”, diz Huebner. Algumas crianças agem dessa maneira por causa de uma grande mudança ou um trauma, diz Borba.

O que fazer: Peça-lhes para usar a sua voz “regular”, diz Huebner. Normalmente, é uma fase passageira, por isso não dê muita atenção.

Dizer que nada aconteceu hoje

Por que elas fazem isso: As crianças podem não saber escolher o que pode ser interessante para falar. Ou o tempo pode não ser suficiente. Eles podem precisar de tempo para se descontrair ou re-energizar antes de falar, diz Huebner.

O que fazer: faça-lhe perguntas no momento certo. Observe quando o seu filho estiver mais falador. É depois da escola? Mais tarde no dia? Então, faça-o perguntas específicas, como “O que você fez na aula de artes hoje?” ou “Diga-me algo que fez você se sentir orgulhoso hoje.” Evite perguntas que são muito vagas ou aquelas que ele pode responder com um simples sim ou não.

Procrastinar: 

Por que elas fazem isso: Elas querem evitar uma tarefa difícil ou desagradável. Ou eles podem estar mais interessados em algo divertido. Ou simplesmente não percebem quanto tempo eles precisam para uma tarefa.

O que fazer: Comece rotinas que desestimulam procrastinar: se vestir antes do café da manhã, a lição de casa deve ser feita antes de brincar, arrumar os brinquedos antes da história para dormir, etc.