Gestante > Sintomas de Gravidez

5 Sintomas de gravidez que farão com que você adore estar grávida

Por Redação Doutíssima 16/01/2014

img_1_34_1408

A gravidez apresenta algumas grandes vantagens – além do lindo bebezinho no final! Prepare-se para muitas coisas boas, querida!

Ao pensarmos nos sintomas de gravidez, é provável que nossa mente nos leve para uma direção – normalmente não muito agradável – enjoos matinais, pés inchados e loucas mudanças de humor! Mas pergunte às mulheres que já foram mães. Elas lhe dirão que é possível sentir saudade da gravidez – e até ficar com um pouco de inveja ao saber que uma amiga está grávida. Não inveja por querer ter um bebê, mas inveja da gravidez propriamente dita!

Desejo sexual turbinado

Vamos direto ao item número um da lista dos bons sintomas de gravidez: sua libido pode chegar às alturas durante a gravidez, normalmente durante o “período de lua de mel” do segundo trimestre. Um relativo equilíbrio dos níveis hormonais depois da montanha russa do primeiro trimestre, associado a um aumento do fluxo sanguíneo no órgão genital, pode fazer com que a futura mamãe atinja um pico de interesse na atividade que a fez chegar onde está. Mas, como diz a Dra. Francis, esse desejo sexual turbinado do segundo trimestre não é para todas. “As mulheres se preocupam com a expectativa de que seu desejo sexual aumente e ficam imaginando se há alguma coisa errada com elas quando isso não acontece,” diz ela. Mas, assim como nem todas as mulheres têm enjoo matinal, nem todas as mulheres ficam “assanhadas” durante a gravidez. Não há nada de errado com isso.

Amor pela barrigona

A barriga aumentando é prova de algo extraordinário – seu bebê está crescendo! Mas, desta vez, sua barriga é algo do qual você pode se orgulhar. “Eu adorei não ter de encolher a barriga” disse a Dra. Francis. Dependendo do seu corpo e de se é o seu primeiro bebê ou não, sua barriga “despontará” entre a 12ª e a 20ª semana. Até então, você pode se sentir com uma aparência “normal” ou um pouco inchada. Mas, assim que a barriga começar a ficar grande e linda, você poderá acariciá-la com um sorriso apaixonado – e observar como todos sorriem junto com você.

casal-sexo-gravidez-19930

Efeito na juba

Não é ilusão: mulheres grávidas realmente ficam com um cabelo que parece ter saído diretamente de um comercial de xampu. Isso acontece por causa dos hormônios e da biotina, também conhecida como vitamina H, normalmente encontrada nas vitaminas para gravidez. Devemos agradecer aos hormônios pelo brilho no cabelo e à biotina por sua capacidade de fazê-lo crescer, crescer e crescer. Sugerimos que você fique na frente de um ventilador e deixe o seu cabelo esvoaçar, como uma supermodelo!

A Dra. Francis concorda que você deve aproveitar enquanto esse efeito durar. “Algumas horas após o parto, seus níveis hormonais despencam e você pode perceber o seu cabelo caindo praticamente com a mesma rapidez.”

Uma questão de gosto

Novamente, é hora de agradecer àqueles hormônios por uma grande mudança sensorial. “Neurologicamente falando, o seu cérebro possui receptores de estrogênio e progesterona”, explica a Dra. Francis. “As mudanças dentro de sua neuroquímica causam mudanças na maneira pela qual o seu nariz percebe os cheiros e a sua língua percebe o gosto. “Isso significa que uma fatia de pizza ou pote de minestrone de um restaurante de fast food qualquer pode parecer ter sido preparado por um grande chef de cozinha. Logicamente, também pode significar que apenas a menção das palavras “pizza” ou “minestrone” lhe deixará com ânsia de vômito – as sensibilidades individuais aos cheiros e sabores variam muito de uma gestação para outra. Os desejos e aversões são sensações poderosas e é divertido observá-los; apenas lembre-se de que sentir desejo de um determinado alimento não é sinal de que o seu organismo “necessita” de mais do que uma porção saudável e moderada dele.

Cochilando sem culpa

O forte impulso de adormecer em sua estação de trabalho – a cabeça inclinada sobre os braços, uma poça de baba se formando sobre o desktop – não costuma estar no topo da lista das coisas “desejadas”! Porém, muitas grávidas gostam do fato de os desejos do seu corpo serem simplesmente tão intensos a ponto de não poderem ser ignorados, adiados ou atenuados – e que todos querem que você descanse e pegue leve. “Para mim, era a melhor parte de estar grávida”, diz a Dra. Francis. “Tanto a sensação de cair em um sono profundo como a ótima desculpa que você tem para fazê-lo”. Aproveite sempre e em todos os lugares que puder. A sua capacidade de tirar esses cochilos deliciosos não durará para sempre!