Gestante

Wanessa Camargo: 20 horas de parto pela realização de um sonho

Por Redação Doutíssima 24/06/2014

A cantora, que já teve outro bebê por cesariana afirma que realizou um sonho ao dar à luz a João Francisco por parto normal, apesar das 20 horas de dores em trabalho de parto. 

 

Wanessa CamargoWanessa Camargo e o empresário Marcus Buaiz têm motivos de sobra para estarem felizes, após o nascimento do pequeno João Francisco, segundo filho do casal, no último dia 19. Segundo a cantora, que é filha de Zezé di Camargo, a alegria é ainda maior por causa da realização de um sonho: ter um bebê por parto normal. O primeiro filho do casal veio ao mundo por cesariana, segundo ela, para não colocar em risco o bebê.

Mas a realização deste sonho não foi fácil. Wanessa Camargo afirma que foram quase 20 horas em trabalho de parto, com fortes dores. A cantora disse que sonhava com isso e que apesar de ter chegado próximo de seu limite da dor, ela resistiu, incentivada também pela equipe médica . Perguntada como ela fez para suportar a dor, a cantora disse que cantava músicas diversas para aliviar. “Foi difícil, mas valeu a pena. Ajudar seu filho a sair de você é mágico!”, concluiu.

Se você também tem o sonho de dar à luz um bebê por parto normal, mas está com medo de não suportar a dor, veja algumas dicas que vão ajudar você a realizar o seu sonho.

 

Assim como Wanessa Camargo, veja como diminuir as dores:

 

Algumas mães preferem ter a experiência de seu trabalho de parto naturalmente e não querem usar nenhum meio de atenuar as dores do parto, como a epidural. Mesmo assim, há outras maneiras para tentar diminuir a dor durante o parto.

Para conseguir um parto tranquilo é preciso, de fato, um método de relaxamento e respiração para canalizar e controlar a dor. Esse método é utilizado antes da aplicação da epidural e é ensinado na sala de parto, para as mulheres em preparação para o parto.

Epidural: Este é o processo mais eficaz para parar a dor do parto. Quando o trabalho de parto já começou e a dilatação do colo do útero for suficientemente grande (entre 2/3 cm), o anestesista é requisitado e aplica com uma agulha longa e fina, um pequeno cateter nas costas da mulher, que irá introduzir o anestésico na raiz nervosa da gestante. Você vai continuar a sentir as contrações, mas sem a dor que os acompanha. Esta anestesia vai facilitar o trabalho do obstetra em caso de cesárea ou se precisar usar o fórceps (pinça para puxar o bebê). O número de epidurais varia de um hospital para outro. Peça informações para o seu médico antes do parto e durante o parto. Uma consulta prévia com o anestesista é essencial.

Anestésicos: Se você não quer tomar a epidural, o médico será capaz de aliviar a dor do parto (nunca completamente) com a infusão de derivados da morfina lentamente injetada. Este procedimento atenua bastante a dor. No momento em que o bebê passa, o médico pode adicionar uma anestesia local “profunda ” nas nádegas. A anestesia local na área da episiotomia é fácil de aplicar e tem as suas funções. Às vezes é preciso que a grávida receba uma anestesia geral, como no caso de cesarianas de último minuto e de extrema urgência, no caso do uso do fórceps ou de revisão uterina. Contudo, este tipo de situação é muito raro hoje em dia.

Acupuntura: A acupuntura também pode ajudar a aliviar a dor. Este é equilibrar o ‘yin e o yang’, a origem da dor de acordo com os médicos tradicionais chineses. Esse é um tipo de técnica muito específica que deverá ser organizada previamente com o auxílio e permissão do seu médico.

Raquianestesia: É um anestésico composto por analgésicos que é injetado na parte inferior das costas. É o tipo clássico de anestesia local usada durante cesarianas que permite que a mãe veja o bebê nascer.

Escolher entre um ou outro método é uma questão pessoal. Informe-se e sinta-se livre para fazer qualquer pergunta a seu médico.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

O que causa o nascimento prematuro do bebê?

Relato de mãe: lidando com um bebê prematuro

5 Cuidados especiais com bebês prematuros

Para aprender e evitar: saiba quais são as causas mais frequentes do parto prematuro

Mulheres que ingerem álcool na gravidez aumentam as chances de ter um bebê prematuro

4 sintomas do falso trabalho de parto

4 dicas para ter certeza de que você está em trabalho de parto