Filhos

Como controlar as saídas dos adolescentes durante as férias

Por Redação Doutíssima 30/01/2014

Seu filho adolescente está de férias. Não haveria nenhum problema se não fosse o fato dele querer passar mais tempo fora de casa com os amigos do que com você! Sugerimos algumas dicas para gerenciar as saídas dos seus filhos adolescentes sem que você fique perturbada porque, acima de tudo, você também está de férias!

adolescentes-latinos-456getty

Além do tempo de lazer e dos horários escolares habituais, as saídas dos nossos filhos adolescentes são uma das principais preocupações enquanto pais. O período de férias implica em maior permissividade, oportunidade da qual as os adolescentes não hesitam em levar vantagem. Quantas vezes eles dizem “vou na casa de uma amiga e já volto” ou “Vou encontrar um amigo e não sei que horas volto” ? Controlar os adolescentes é uma tarefa complicada porque você não deve colocar-se na posição de inimigo e perder a amizade e confiança de seus filhos.

 

As saídas dos adolescentes durante as férias

Na verdade, sair com os amigos têm uma função específica : isso permite que seu filho aprenda a conviver e fazer parte de um grupo, passando tempo com outros adolescentes que também estão “entediados”. Isso é normal pois os adolescentes não organizam seu tempo como adultos, por isso ele pode parecer muito longo e, por vezes angustiante! No final, é melhor que você os deixe sair.

As saídas dos adolescentes durante as férias também fornecem a base para a autonomia deles. Eles devem respeitar as regras que você impõe, enquanto gerencia seus próprios limites. A dificuldade aparece quando fazem um acordo com os pais e têm o instinto adolescente de não respeitá-lo. O papel dos pais como educadores é ensinar gradualmente os seus filhos a colocar os seus próprios limites. Os métodos diferem em cada família: falar de limites pode ser repressivo ou mais descontraído, tudo depende de como você aborda o tema. Mas saiba disso: o diálogo é a chave!

 

pais-e-adolescentesAdolescentes de férias e pais no trabalho

Pode ser uma grande dor de cabeça para alguns pais pensar que seus filhos adolescentes estão em casa sozinhos enquanto eles têm que trabalhar. Dessa maneira, os pais têm pouco controle sobre as ocupações e saídas de seus filhos. Eles podem sair com os amigos ou passar o dia na frente da TV ou do computador e você não poderá fazer nada.

Você pode falar com seus filhos sobre como gastar o tempo, demonstre seu interesse em ajudá-los a serem produtivos, sugira atividades. Isso é mais fácil dizer do que fazer, mas em resumo: o mais importante é tentar organizar um quadro geral e estabelecer limites  na rotina diária deles, contudo que se sintam livres para ir e vir, demonstrando que você tem nele. Isso pode significar que você não terá muitas informações sobre algumas atividades que ele fará, mas não significa que se seu filho não te conta é porque andou aprontando. Confie nele, crie um clima familiar acomodativo.

 

Dicas rápidas sobre as saídas dos adolescentes:

Pergunte a eles onde eles vão. É importante saber. Explique que não se trata de controle, mas de estar informado e não se preocupar.

Controle o horário. Graças ao sms, hoje é mais fácil de entrar em contato com as pessoas. Proponha que ele te avise quando estiver voltando para casa ou quando chegar a seu destino.

Dê instruções precisas. Não o deixe voltar para casa tarde demais. Aos 12 anos, ele já pode deixá-lo dormir na casa de um amigo, mas, nesse caso, é necessário que te avise.