Cirurgia Plástica

Saiba qual é a responsabilidade do cirurgião plástico

Por Dr. Victor Sorrentino 31/01/2014

Assim como a tecnologia, o conhecimento também está em constante evolução. Na Medicina, novas técnicas são desenvolvidas todos os anos e é dever de qualquer cirurgião buscar a reciclagem do aprendizado de tempos em tempos.

Segundo a International Society of Aesthetic Plastic Surgery, em 2013 o Brasil foi o país que mais realizou procedimentos de cirurgia plástica no mundo, ultrapassando o antigo campeão Estados Unidos. Em terras tupiniquins, a lipoaspiração e a colocação de próteses nos seios são as mudanças estéticas mais procuradas, não deixando muito para trás na lista a rinoplastia e a abdominoplastia.

cirurgiao-doutissima-istock-getty-images

Cirurgião plástico precisa deixar claro para o paciente todos os riscos do procedimento. Foto: iStock, Getty Images

Entenda as responsabilidades do cirurgião plástico

O corpo humano é uma máquina complexa e quando há a decisão de modificar alguma coisa em si é preciso ter muita confiança no profissional que vai realizar a transformação. O cirurgião escolhido deve estar completamente envolvido no desejo dos pacientes e ser claro sobre como pretende alcançar os resultados desejados.

Uma grande responsabilidade do cirurgião plástico é entender as razões que levam o paciente a procurar sua especialidade. A imagem que cada pessoa tem de si mesma é também um conceito complexo e a cirurgia só consegue mexer no exterior, e não na raiz da questão.

Um exemplo para expor esse conceito é o de pessoas que buscam a lipoaspiração como solução para a perda de peso e para garantir um corpo em forma. Mas a cirurgia sozinha não é capaz de trazer esse ideal, é preciso ter uma mudança de mentalidade sobre como os hábitos diários moldam a saúde e a aparência.

O tratamento de qualquer questão médica vai além da especialidade do profissional procurado. O cirurgião tem o dever de avaliar a estabilidade psicológica do paciente, entender o que o leva a procurar uma mudança na sua imagem e alinhar expectativas.

É de responsabilidade do cirurgião expor ao paciente todos os riscos que envolvem os procedimentos cirúrgicos e o que pode comprometer o resultado esperado. Como em qualquer área da Medicina, não há como prever algumas reações possíveis do organismo e isso não vale apenas para o momento da operação.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o relacionamento com o cirurgião não acaba após o procedimento. Apesar dos resultados permanentes da maioria das cirurgias, podem haver mudanças no organismo com o passar do tempo, afetando a construção final. O órgão recomenda visitas regulares para acompanhamento ao longo da vida.

Como escolher um cirurgião plástico

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica recomenda buscar profissionais que tenham completado o treinamento de cinco anos em cirurgia, sendo três focados na área plástica, que respeitem o código de ética da profissão e que realizam os procedimentos em ambientes médicos credenciados.

O órgão também recomenda que o paciente faça toda e qualquer pergunta necessária para sentir-se seguro com o procedimento que vai realizar e com o resultado que deseja. Recomendações de amigos que tiveram boas experiências com os profissionais também ajuda.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!