Para obter os resultados esperados de uma cirurgia plástica, é preciso seguir estritamente as orientações do médico quanto ao período pós-operatório. Somente dessa forma, será possível evitar cicatrizes, inflamações, inchaços e outras complicações.

Tomar os devidos cuidados após a cirurgia plástica é essencial, porque, depois do procedimento, o sistema imunológico fica abalado e a circulação sanguínea precisa trabalhar em dobro. A cicatrização e a eliminação de líquidos consomem uma energia muito grande do paciente. Por esse motivo é importante seguir as orientações do médico no pré-operatório e também os cuidados após a cirurgia plástica.

A cicatrização e a eliminação de líquidos pós-cirurgia consomem grande energia. Foto: Shutterstock
A cicatrização e a eliminação de líquidos pós-cirurgia consomem grande energia. Foto: Shutterstock

Conheça os cuidados após a cirurgia plástica

Muitos pacientes se arriscam e ignoram os cuidados após a cirurgia plástica, pois acreditam que já estão recuperados e prontos para voltar à sua rotina anterior. No entanto, antes de tomar qualquer iniciativa, é preciso consultar o cirurgião plástico para definir quando se deve ou não retomar as antigas atividades. Em geral, os cuidados após a cirurgia plástica incluem:

– Repouso: é o momento ideal para pedir aqueles dias de folga do seu trabalho e descansar ao máximo. Dispense as visitas e deixe os exercícios um pouco de lado, recomeçando aos poucos. Aproveite para dormir bastante, ler e assistir filmes.

– Cuidados com a área operada: siga as instruções do médico para movimentos na área operada. Quanto mais você se mexer, maior poderá ser a dor. Portanto, evite.

– Dor: se quiser amenizar dores, tome apenas medicamentos receitados pelo seu médico e os administre nos horários corretos. Nada de automedicação.

– Banho: o primeiro banho deve ser morno e com um banco sempre por perto. As tonturas são muito comuns no primeiro dia. Geralmente, acontecem náuseas, que são por causa da queda da pressão. Se a recomendação médica for não lavar o local, não lave.

– Cintos: parece algo simples, mas este é um dos cuidados após a cirurgia plástica: use cintos apenas conforme orientado pelo seu médico.

– Curativos: retorne ao hospital ou à clínica para trocar seus curativos nos dias agendados. Tentar trocá-los em casa pode ser uma péssima opção. Deixe a tarefa para quem é especialista.

– Exercícios físicos: consulte seu médico para saber quando poderá voltar a ir à academia ou praticar seus esportes preferidos. Siga as orientações e aguarde até o momento ideal para voltar à pratica. Assim, você permitirá uma cicatrização mais eficaz.

– Alimentação: evite os excessos e adote uma alimentação leve. Afinal, o pós-operatório será um período de baixo gasto calórico, uma vez que é necessário repouso para a recuperação. Consultar um nutricionista também é uma ótima opção.

– Drenagem linfática: a massagem que auxilia o organismo na eliminação de líquidos e evita o aparecimento de fibroses. Ela é muito indicada em pós-operatórios de abdominoplastia e lipoaspiração. Verifique com seu médico essa possibilidade.

– Aparência: encerrando a relação de cuidados após a cirurgia plástica, fica a dica: não se preocupe muito com a aparência no período de recuperação. Essa é uma fase de transição e, apenas após sair o inchaço, você poderá ver o real resultado do procedimento cirúrgico.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Conheça os malefícios do sobrepeso para sua saúde bucal

Tratamento para obesidade: quando é hora de procurar e quais os melhores tratamentos paracombater o excesso de peso

Ler as informações nutricionais do rótulo dos alimentos pode ajudar a perder peso

Não espere mais! Aprenda como acelerar o metabolismo e perca peso ainda mais rápido

Composição corporal: o que você precisa saber para perder peso com saúde e de maneira definitiva

DIETA DE PROTEINAS : Já ouviu falar na dieta de proteínas? Saiba mais sobre essa dieta, suasconsequências e possíveis benefícios para saúde e perda de peso

Saiba mais sobre a nova maneira de perder peso: aplicativos para dieta nos smartphone

16 dicas para perder peso

Antes e depois: Mãe de dois, Perlla comemora perda de peso

Metade da população de São Paulo está acima do peso

Aparelho de Musculação ou peso livre: qual a diferença?

8 Hábitos que garantem uma dieta para perder peso

Um em cada três adultos tem excesso de peso ou é obeso

Como aumentar seu peso

Os benefícios do óleo de abacate

Como fazer uma máscara de abacate para hidratar profundamente os cabelos

Alimentos cítricos ajudam a melhorar o ânimo

Está abaixo do peso? Aprenda a fazer uma dieta para engordar de maneira saudável

Conheça as melhores dietas para 2014

Alimentação saudável: saiba quais são as gorduras do bem e onde encontrá-las

Coma melhor e fique bem com o espelho! Dicas de alimentação para evitar a celulite


DEIXE UMA RESPOSTA