Gestante

Os exames pré-gravidez que você deve fazer

Por Redação Doutíssima 01/02/2014

imagesMuitos casais têm o sonho de ter um bebê e começam a tentar a gravidez sem nem pensar em fazer alguns exames pré-gravidez. Um projeto de gravidez requer alguns cuidados e planejamentos. Uma bateria de exames médicos antes de tentar ter um bebê é essencial para fazer uma avaliação detalhada da saúde da mãe.

 

Auxílio médico e exames pré-gravidez

Para os médicos, a questão não é se os futuros pais estão dispostos a ter um filho, mas se eles têm feito tudo o necessário para garantir que a gravidez e o bebê aconteçam em condições ideais. Por exemplo, se um paciente tem um histórico de diabetes na sua família, é desejável saber antes da gravidez para evitar complicações. O mesmo vale para problemas de tireoide, idealmente devem ser diagnosticados e tratados antes de engravidar. O acompanhamento médico e os exames pré-gravidez também irão avaliar outros possíveis problemas, como a hipertensão.

Outras questões a serem abordadas nestas consultas são a necessidade de serem refeitos estudos sorológicos e uma nova dosagem de certas vacinas, como as contra rubéola e toxoplasmose. A vacinação contra a rubéola deve ser feita antes da gravidez. Se a futura mãe não está imunizado contra a toxoplasmose ou não souber se recebeu esta vacina, a recomendação é sempre cozinhar bem as carnes, evitar comer carnes cruas e lavar bem as frutas e legumes.

Dependendo dos fatores de risco dos pacientes, a hepatite C também pode ser controlada e seu médico pode propor testes para descartar a hepatite B e o HIV, uma vez que existem métodos para a prevenção da transmissão dessas doenças da mãe para o feto.

Nessas consultas, também são dados aconselhamento médico básicos

Há coisas básicas, como a proibição do consumo de álcool durante a gravidez e até mesmo à partir do momento em que a gravidez é planejada, porque a mulher já pode estar grávida. O mesmo conselho também se aplica ao tabaco. Também é importante conversar com o futuro pai, porque fumar e beber diante da mulher não a ajuda a controlar-se e evitar esses vícios.

 

Para evitar deficiências vitamínicas ou minerais, o médico irá sugerir alguns suplementos

Se há uma vitamina que provou ser eficaz na prevenção de problemas fetais pré-natal, este é o ácido fólico ou vitamina B9 , que é rotineiramente recomendada para qualquer paciente que tem um projeto de gravidez.

 

Outra questão importante é o peso das mulheres

Nem o excesso de peso, nem abaixo do peso são bons sinais para quem tenta engravidar. O que seu médico vai tentar é garantir que as mulheres tenha uma ingestão calórica normal. Existem regras que todas as mulheres grávidas e todas as mulheres que pretendem engravidar no imediato se aplicam: evitar alimentos feitos com leite cru e, em geral, todos os alimentos crus, porque o risco de listeriose é alto.