Os benefícios da exótica fruta romã vão além da sorte prometida pela simpatia popular para quem chupa suas sementes no dia 6 de janeiro. Estudos mostram que a ingestão diária do suco com casca, sementes e a polpa ajuda a controlar a pressão arterial, reduzir o colesterol ruim e prevenir o câncer de mama e de próstata.
Na verdade, tanto faz como você ingere a romã. Pode ser em forma de suco, chá, direto na casca ou até fazendo molhos com ela. A romã é uma fruta muito versátil para ser consumida. Alguns nutricionistas dizem que não precisa dispensar a casca e nem as sementes, pois são nelas que os nutrientes que fazem bem para a nossa saúde se concentram.
A nutricionista Vivian Golgberger explica sobre os nutrientes e substâncias presentes na romã. “Ela é composta por vitaminas do complexo B, que auxiliam a circulação; vitamina A, que deixa a pele bonita e ajuda a visão; vitamina C, que beneficia o sistema imunológico e contém ácido fólico, que melhora a saúde cardiovascular”.
Lembrando que não pode exagerar no consumo, é preciso limitar a quantidade diária a no máximo duas frutas por dia, pois “a fruta concentra alguns componentes que podem atrapalhar a absorção de nutrientes e até mesmo causar desconforto gástrico”, afirma a nutricionista.
Por isso sim, não é um mito, a romã pode diminuir o colesterol ruim ( o LDL) e também o colesterol total, os dois grandes inimigos do nosso coração, presentes em listas de fatores de risco de doenças cardíacas.
Agora que já sabemos dos benefícios da romã para a nossa saúde, separamos uma receita simples de suco de romã para vocês fazerem em casa:
Suco de romã
Ingredientes:
- 2 litros de água
- 1/2 xícara de mel
- 2 pedaços de canela em pau
- 3 cravos-da-índia
- 20 romãs maduras
Modo de preparo:
1. Preparar um chá com água, mel, canela e cravo. Adicione todos juntos em uma panela e leve ao fogo até que ferva. Uma vez fervido, deixe cozinhando por dois minutos. Retire do fogo e leve à geladeira.
2. Lave as romãs e depois role-as em uma superfície rígida para que as fibras se quebrem, fazendo com que ela solte mais suco.
3. Abra a romã e dê leves batidas nela com uma colher de pau para que os caroços se soltem. Retire a parte branca para não deixar o suco amargo.
4. Coloque as sementes em um pano de prato e pressione-as dentro de um recipiente. Faça movimentos de torção várias vezes para extrair todo o suco que for possível.
5. Junte o suco ao chá preparado anteriormente, adicione gelo picado e ele está pronto para ser servido!
Saiba mais:
Colesterol HDL e LDL: entenda a diferença
Como elevar os níveis de colesterol bom
4 Alimentos que reduzem o seu colesterol
10 Alimentos que diminuem o seu colesterol
Confira os alimentos amigos do colesterol