Gestante

Seu bebê de 36 à 40 semanas

Por Redação Doutíssima 10/02/2014

Seu Bebê Este Mês

Gestante-fazendo-ultrassom

36ª Semana:

Pesando cerca de 6 k e medindo algo em torno de 51 cm de comprimento, o seu bebê está quase pronto para ser colocado em seus braços. Neste momento, a maior parte do sistema do bebê (do circulatório ao musculoesquelético) está equipada para a vida fora do ventre. Embora o sistema digestivo também esteja pronto para funcionar, ele de fato ainda não praticou. Lembre-se, até este ponto, a nutrição do seu bebê tem chegado via o cordão umbilical, sem a necessidade de digestão. Mas ainda é cedo para mudar isso. Tão logo o bebê tome a sua primeira mamada em seu peito (ou na mamadeira), esse sistema digestivo passará a funcionar e as fraldas começarão a encher.

37ª Semana:

Aqui vai uma notícia emocionante: se o seu bebê nascesse hoje, ele seria considerado como tendo uma gestação completa. Observe que isso não significa que ele já terminou de crescer, ou está pronto para a vida fora do ventre. Ainda ganhando peso em cerca de 250 g por semana, a média dos fetos desta idade pesa aproximadamente 3,250 g (embora o tamanho varie bastante de um feto para outro, da mesma forma que um recém-nascido difere do outro). A gordura continua a se acumular em seu bebê, formando as covinhas adoráveis nos cotovelos, joelhos e ombros, e os vincos e dobrinhas adoráveis no pescoço e nos pulsos. Para se manter ocupado até a grande estreia, o seu bebê está praticando para fazer com perfeição: aspirando e espirando o líquido amniótico (para deixar os pulmões prontos para a primeira respiração), chupando seu dedo polegar (para se preparar para a primeira mamada), piscando e girando de um lado para o outro (o que explica porque ontem você sentiu aquele bumbunzinho no lado esquerdo e hoje ele girou para o direito).

38ª Semana:

Chegando perto das 3,500 g e 51 cm no gráfico de crescimento (mais ou menos 2,5 cm ou 5 cm), o seu pequerrucho já não é tão pequerrucho assim. Na verdade, o bebê é grande o suficiente para o grande momento e o grande dia. Com apenas duas (ou, no máximo, quatro) semanas restantes no útero, todos os sistemas estão (quase) prontos para funcionar. Para finalizar a preparação para o close-up, o bebê tem alguns detalhes de última hora para cuidar, como soltar aquele verniz e a penugem que protegem a pele. E produzir mais surfactante, o qual evitará que as bolsas de ar nos pulmões colem umas às outras quando o seu bebê começar a respirar, algo que ele fará muito em breve. O bebê estará aqui antes que você perceba!

39ª Semana:

Não há muito que relatar esta semana, pelo menos no departamento da altura e peso. Felizmente para você e a sua pele superesticada (e costas doloridas), o crescimento do bebê diminuiu, ou pelo menos fez um hiato até após o parto. Na média, um bebê esta semana ainda pesa em torno de 3,500 g ou 4 k e mede entre 48 cm e 53 cm. Ainda assim, o progresso está sendo feito em algumas áreas, especialmente no cérebro do bebê, que está crescendo e se desenvolvendo rapidamente (em um ritmo rápido, o qual continuará durante os primeiros três anos de vida). E mais, a pele rosa do seu bebê se tornou branca ou esbranquiçada (não importa qual será a pele dele no final das contas, já que a pigmentação não ocorre até logo após o nascimento). Um desenvolvimento que você já deve ter notado, se esta for a sua primeira gestação: a cabeça do bebê pode ter caído em sua pélvis. Esta mudança do local do bebê pode facilitar a respiração (e menos azia), mas também pode dificultar para você andar (caminhar como um pato, balançando de um lado para o outro).

40ª Semana:

Parabéns! Você atingiu o fim oficial da sua gravidez (e talvez o fim da sua corda). Para efeito de registro, o seu bebê fez a gestação completa e pode pesar algo entre 3 k a 4,5 k e mede algo em torno de 48 cm a 56 cm, embora alguns bebês perfeitamente saudáveis nasçam menores ou maiores do que isso. Você talvez note quando o seu bebê emergir que ele (e você saberá qual com certeza nesse momento importante) ainda está enrolado em posição fetal, apesar dos dias fetais terem chegado ao fim. É apenas pura força do hábito (após passar nove meses nos confins apertados do seu útero, o seu bebê ainda não percebeu que agora há espaço para ele se espraiar) e conforto (que a posição cômoda como um bichinho dá uma sensação boa). Quando você encontrar a nova pessoa que está chegando, não se esqueça de dizer olá, e mais. Embora seja a primeira vez que vocês se veem pessoalmente, o seu bebê reconhecerá o som da sua voz, e da voz do papai. E se ele não chegar na hora (opte por ignorar a data marcada, que você marcou em vermelho em seu calendário), você está em boa companhia, apesar de ansiosa. Cerca de metade de todas as gestações passa da marca das 40 semanas, apesar de que, felizmente, o seu médico provavelmente não deixará ir além de 42 semanas.

41ª Semana:

Parece que o bebê optou por chegar mais tarde. Menos de 5% dos bebês de fato nascem na data certa, e cerca de 50% decidem permanecer no Hotel Útero, indo bem no décimo mês adentro. Lembre-se, também, que na maioria das vezes o bebê atrasado não está nada atrasado, a data marcada é que não estava certa. A pós-maturação é menos frequentemente nos bebês. Quando um bebê pós-maturação faz a estreia, em geral é com a pele seca, rachada, descascando, solta e enrugada (tudo absolutamente temporário). É porque o verniz protetor foi solto semanas antes, antecipando a data do nascimento que veio e passou. Um feto “mais velho” também terá unhas mais longas, possivelmente cabelos mais longos e, definitivamente, pouca ou nada daquela penugem de bebê. Eles também são mais atentos e de olhos abertos. Apenas para se certificar de que está tudo bem, o seu médico provavelmente monitorará um bebê atrasado de perto, por meio de exames sem estresse e verificações do líquido amniótico ou perfis biofísicos.