Gestante

9 sintomas do pré-parto

Por Redação Doutíssima 11/02/2014

sintomas-do-parto

Antes do parto, há o chamado pré-parto – uma espécie de preparação do corpo para o parto propriamente dito. As mudanças físicas no pré-parto podem surgir um mês ou mais antes do parto real – ou surgirem apenas uma hora antes. O pré-parto é caracterizado pelo início do apagamento e dilatação cervical, que seu médico pode confirmar com um exame, assim como por meio de vários sinais relacionados que você mesma pode observar.

1.Queda do ventre. Normalmente, entre duas e quatro semanas antes do parto, nas que são mães pela primeira vez, o feto começa a se encaixar na pélvis. Em partos posteriores, isso raramente chega a ocorrer até que o parto esteja começando.

2.Sensações de pressão crescente na pélvis e no reto. Cólicas (parecidas com as menstruais) e dores na virilha são comuns – e ocorrem com mais frequência na segunda ou terceira gravidez. Dores persistentes na base da coluna também podem acontecer.

3.Perda ou nenhum ganho de peso. O ganho de peso pode diminuir no nono mês. Quando o parto se aproxima, você pode até perder um pouco de peso, de um quilo a um quilo e meio.

4.Mudança nos níveis de energia. Algumas grávidas de nove meses notam que ficam cada vez mais exaustas. Outras passam por aumentos de energia. Uma vontade incontrolável de esfregar o chão e limpar o armário está relacionada ao “instinto de preparar o ninho”, no qual a fêmea da espécie – você – prepara o ninho para a chegada do bebê.

5.Mudança no corrimento vaginal. Se você tiver prestado atenção, pode descobrir que seu corrimento vaginal aumenta e fica mais espesso.

6.Perda do tampão mucoso. Quando a cérvice começa a se afinar e abrir, a “rolha” de muco que sela a abertura do útero se desloca. Esse pedaço gelatinoso de muco pode passar pela vagina uma semana ou duas antes das contrações reais, ou assim que o parto começa.

7.Secreções rosadas ou com sangue. Quando a cérvice se apaga e dilata, os vasos capilares frequentemente se rompem, tingindo o muco de rosa ou misturando sangue nele. Essa secreção normalmente significa que o parto começará dentro de 24 horas – embora ainda possa levar vários dias.

8.Intensificação das contrações de Braxton-Hicks. Essas contrações de preparo podem ficar mais frequentes e mais fortes, até dolorosas.

9.Diarreia. Algumas mulheres sofrem desarranjos intestinais logo antes do parto começar.