Saúde

Dor nas costas? Conheça as causas e tratamentos

Por Dr. Sergio Amaral 12/02/2014

A lombalgia é uma das doenças mais comuns e gera grandes perdas na qualidade de vida das pessoas. Saiba como evitar e tratar a chamada dor nas costas.

dor nas costas

A lombalgia, popularmente conhecida como dor nas costas, é uma doença extremamente comum. Acredita-se que cerca de 80% das pessoas terão ao menos um episódio de dor nas costas durante a vida. Nos Estados Unidos, anualmente, cerca de 5% dos adultos procuram atendimento médico devido a este problema.
Além de afetar diretamente a qualidade de vida das pessoas, a lombalgia pode gerar também um grande impacto socioeconômico, uma vez que a dor nas costas é uma das principais causas – se não a principal – de ausência no trabalho.
Para ficar por dentro do que é a lombalgia, veja abaixo informações sobre a doença e o que fazer para evitar ou diminuir a dor nas costas.

O que é lombalgia?
Lombalgia é a dor na porção inferior das costas, que corresponde ao segmento lombar da coluna vertebral, também conhecida como lumbago. Em alguns casos essa dor pode irradiar-se para uma das pernas, passando a ser chamada de lombociatalgia, a popular “dor no ciático”.

O que causa a lombalgia?
A dor nas costas pode ser causada por problemas na musculatura paravertebral, nas facetas articulares (que são articulações situadas na parte posterior da coluna) ou no disco intervertebral (situado na parte anterior da coluna). A lombociatalgia geralmente é causada por uma hérnia do disco intervertebral.

Nesses casos há uma compressão do nervo pela hérnia, o que causa a irradiação da dor para a perna. Existem fatores que antecipam ou agravam a degeneração da coluna vertebral e, consequentemente, estão envolvidos na gênese da lombalgia como: problemas de postura, obesidade, trabalho braçal, traumatismos, entre outros.

Os tratamento para a dor nas costas

O tratamento clínico da lombalgia envolve o uso de medicações, como analgésicos e anti-inflamatórios, além da fisioterapia analgésica. O tratamento de reabilitação é importantíssimo para prevenir novos quadros de dor. Nele é realizado um trabalho multidisciplinar que envolve orientação individualizada, programa de reeducação da postura, fortalecimento muscular, hidroterapia, acupuntura, acompanhamento psicológico (principalmente nos casos de dor crônica) e readaptação profissional, dependendo da necessidade de cada caso. Em certos pacientes pode ser necessária a realização de cirurgia.

dor nas costas

Quando a cirurgia é necessária?
Na verdade a maioria dos pacientes com lombalgia, ou lombociatalgia, melhora da dor com o tratamento clínico. A cirurgia só é realizada na minoria dos casos, quando o tratamento clínico não obteve sucesso ou quando o paciente apresenta sinais de comprometimento da função neurológica, por exemplo.

Como é o pós-operatório?
Existem diversos tipos de cirurgia e, obviamente, o pós-operatório depende muito da importância da cirurgia e também das condições clínicas do paciente. Atualmente, com o desenvolvimento das técnicas cirúrgicas, que se tornaram minimamente invasivas, o pós-operatório passou a ser menos doloroso e a recuperação ocorre em um período de tempo menor. O resultado das cirurgias costuma ser muito bom desde que elas sejam bem indicadas e realizadas por um profissional habilitado e experiente.

Como prevenir dor nas costas?
O ideal é que as pessoas evitem o sedentarismo, resolvam problemas de saúde como a obesidade e, principalmente, estejam cientes dos riscos de problemas na coluna relacionados com a sua atividade profissional.

Quando procurar um médico?
Todas as pessoas com dor nas costas, que sentem que esta dor está prejudicando a sua qualidade de vida, devem procurar um médico especialista em coluna vertebral. Todos têm o direito a uma vida plena, feliz e sem dor.

Saiba mais

5 posturas para curar a dor nas costas

5 passos para evitar a dor nas costas

15 dicas para aliviar a dor nas costas na gravidez

Como a fisioterapia pode ajudar na lombalgia gestacional

Você tem dor nas costas? Pode ser lombalgia!

Tudo sobre a hérnia inguinal

O que é e como tratar a Hérnia de Hiato