Estética

Cremes para celulite: confira o que são mitos e verdades

Por Redação Doutíssima 26/02/2014

Se você sente um golpe na autoestima diante do surgimento de furinhos na região das coxas e das pernas, saiba que não está sozinha. Cerca de 85% das mulheres acima dos 25 anos têm celulite e, infelizmente, esse incômodo estético não tem cura. Mas a boa notícia é que, com os cremes para celulite, é possível atenuar o aspecto “casca de laranja” da pele.

Atualmente, as marcas de cosméticos oferecem uma infinidade de produtos destinados a tratar a celulite. Os cremes, se integrados ao estilo de vida saudável, podem ser adequados para melhorar o aspecto da pele e, ainda, diminuir a chance de surgimento de novos furinhos. Mas é preciso saber como fazer uso deles corretamente para usufruir de sua eficácia.

cremes para celulite istock getty images doutíssima

Cremes podem ser adequados para melhorar o aspecto da pele. Foto: iStock, Getty Images

Como usar cremes para celulite?

Há uma série de mitos e verdades que envolvem os cremes para celulite. Você deve desconfiar de cosméticos que oferecem soluções muito milagrosas, como “eliminar completamente a celulite” ou “perder até 3 kg com o produto”. A realidade é esta: não é o somente o cosmético que vai atenuar a celulite ou diminuir os números na balança.  

Além disso, é muito importante verificar os princípios ativos presentes no creme em questão. O ideal é optar por princípios liporedutores seguros, que estimulem a circulação. Produtos à base de cafeína, remoduline – um ativo extraído da laranja amarga – e ginkgo biloba – uma planta de origem chinesa – são algumas opções.

Aliviar o incômodo estético também exige transformações no estilo de vida. Como a celulite é resultado da má circulação do sangue, você também precisa se mexer se quiser evitar o acúmulo de toxinas. Por isso, a dica mais eficaz é praticar exercícios físicos regularmente, tomar muita água e manter uma alimentação equilibrada.

Neste cenário, os cremes para celulite vão potencializar os resultados positivos. Mas o grande truque para usufruir plenamente desses produtos é a forma como você os aplicará. Veja, abaixo, algumas dicas:

  1. No chuveiro, antes de aplicar o creme, faça uma leve esfoliação na pele, para posteriormente melhorar a absorção do produto. Pode ser massageando a área afetada com uma escova de banho, através de movimentos circulares, ou com um creme esfoliante.
  1. Depois, aplique uma generosa quantidade do creme anticelulite na zona a ser tratada.
  1. Espalhe bem o creme, através de movimentos firmes com as mãos. Isso ajuda a aquecer a área e facilita a absorção do produto.
  1. Repita todo o processo, no mínimo, duas vezes por dia.

Mitos e verdades sobre celulite

Se você tem dúvidas sobre o que é mesmo eficaz no tratamento da celulite, vale a pena verificar alguns mitos e verdades:

  • Drenagem linfática reduz a celulite

Verdade. O procedimento diminui a quantidade de líquido entre as células e estimula a circulação, evitando o surgimento de novos furinhos.

  • Calça apertada agrava a celulite

Verdade. A compressão dificulta a circulação sanguínea e favorece o surgimento dos furos.

  • O consumo de sal não influencia na celulite

Mito. O sódio causa retenção hídrica, contribuindo para o aspecto “casca de laranja”.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!