Os bebês que mamam da forma certa no peito podem ajudar a evitar vários problemas relacionados à amamentação – como dor em mamilos e dificuldade de drenagem. É por isso que toda mamãe deve saber como amamentar corretamente. Isso é capaz de evitar desconfortos e garantir que o pequeno receba o fluxo de leite adequado para sua nutrição.
Aleitamento materno: a importância da posição adequada
A amamentação é o método natural de alimentação de bebês, mas é uma habilidade que deve ser aprendida para ser eficaz e agradável. A primeira coisa é saber como posicionar corretamente o bebê no peito, já que fazê-lo corretamente tem implicações de longo alcance.
A posição correta permite que o bebê esvazie o leite do peito de forma eficiente. Vale lembrar que é justamente esse esvaziamento que estimula a produção exata da quantidade de leite que o bebê precisa. Além disso, ela pode ajudar a prevenir ou minimizar mamilos doloridos ou outras complicações.
Saiba que os primeiros dias são os mais críticos. Tenha um tempo extra para posicionar a criança corretamente, possibilitando que ele consiga pegar o peito de forma adequada. Os seios trabalham na base da “oferta e demanda” – para produzir leite, é necessário estimulá-los eficazmente.
Segundo uma pesquisa da Organização Mundial de Saúde, 17% das entrevistadas relataram que muitas vezes não conseguem amamentar por “não ter leite suficiente”. Esse foi o segundo problema mais apontado. O estudo sugere que muitas mamães talvez estejam tendo dificuldade em posicionar a criança.
Como amamentar corretamente
É preciso tempo e prática para aprender a amamentar corretamente. Há diferentes posições para fazê-lo, mas é possível começar com esses passos mais simples:
- Sente-se em uma cadeira confortável
De preferência, coloque um travesseiro nas costas ou então no colo para apoiar o bebê. Descanse os pés em um banquinho para elevar seu colo. Sustente os braços com travesseiros ou apoios específicos.
- Coloque a cabeça do bebê na dobra do braço
Suporte as costas do pequeno e a parte inferior com seu braço e mão. Ele deve estar deitado para o lado, voltado para você. Seu peito deve estar na frente do rosto dele.
- Lave as mãos antes de cada mamada
Com sua mão livre, coloque o polegar logo acima da mama e os outros dedos abaixo.
- Toque os lábios do bebê com o mamilo até que ele abra a boca
Coloque o mamilo com todo carinho na boca do bebê, puxando seu corpo para perto de você. Isso permite que a mandíbula do pequeno consiga manipular os dutos de leite que estão na aréola.
- Quando o bebê estiver fazendo o movimento correto, seus lábios cobrem quase toda a aréola
A mandíbula do pequeno pode mover-se para trás e para frente – isso é normal. Se você estiver sentindo dor enquanto ele está mamando, é um sinal de que provavelmente não está na posição correta.
- É possível que o nariz do pequeno toque no peito durante a amamentação
Se você estiver preocupada que talvez ele não esteja respirando adequadamente, pressione seu peito suavemente para baixo para retirá-lo de perto do nariz do bebê, dando-lhe mais espaço para respirar.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!