Amamentação

8 dicas de como amamentar seu filho de maneira correta

Por Redação Doutíssima 12/08/2014

O leite materno é o melhor alimento que uma mãe pode dar ao seu filho, tanto em composição quanto nos laços que a amamentação desenvolve entre a mãe e o bebê. Em razão de toda a importância do ato, saber como amamentar é fundamental.

Saber como amamentar desenvolve a relação

Trata-se de um alimento completo para o recém-nascido e, portanto, a amamentação exclusiva é recomendada durante os primeiros seis meses de vida. Além disso, você pode continuar com a amamentação após este período, mesmo que a criança já tenha uma alimentação complementar.

como-amamentar

Saber como amamentar é importante para oferecer alimento completo ao bebê. Foto: Shutterstock

Como amamentar de forma correta

Devido à importância da amamentação na saúde do bebê, este momento deve ser prazeroso para mãe e filho. Veja algumas dicas de como amamentar de forma correta e viva esta experiência mágica da melhor maneira possível.

1. Tenha bons hábitos

Durante a amamentação, a mãe não deve fazer nenhuma dieta especial, apenas evitar o álcool ou alimentos estimulantes, como o café ou refrigerante. Se a mãe é fumante, e parou durante a gravidez, este não é o momento de voltar com este hábito. Procure ficar longe do cigarro.

2. Cada criança define o seu horário de mamar

Outra forma de como amamentar corretamente é respeitar os horários de cada mamada. Cada bebê decide quando e quanto comer. Pode ser normal no início o bebê querer mamar a cada hora.  Mas, com o passar do tempo, a mãe pode oferecer o peito pelo menos a cada três horas, para estimular a produção de leite.

3. Tenha paciência

A amamentação deve durar até que o bebê saia espontaneamente do peito. Algumas crianças mamam apenas em um peito; outras, em ambos. Neste último caso, é possível que o bebê não esvazie completamente o último – deste modo, comece por esta mama na próxima sessão.

Muitas crianças demoram para se satisfazer, por isso, uma forma de como amamentar por bastante tempo é ter paciência e saber que aquele alimento pode garantir a saúde do seu bebê.

4. Não ofereça mamadeiras ou chupetas

Nos primeiros dias, é importante não oferecer chupetas e mamadeiras até que a amamentação esteja bem estabelecida, o que acontece depois de três a quatro semanas.

5. Não precisa oferecer outros líquidos

Uma maneira de como amamentar de modo correto, para ter todos os seus benefícios, é mantê-la exclusivamente como fonte de alimentação do bebê até os seis meses. Antigamente, acreditava-se que além do leite materno era preciso dar água e chás para os recém-nascidos, mas estudos comprovam que é possível suprir todas as necessidades dos bebês somente com a amamentação.

6. Mantenha uma boa postura e evite rachaduras

Se as rachaduras aparecem, procure corrigir a sua postura, já que elas podem surgir devido ao fato de o bebê estar agarrado ao peito. Neste ponto, é importante procurar a ajuda do pediatra neste processo, pois a mama pode ficar machucada e é preciso ter um cuidado extra para tratar o problema. Procure lavar com um sabão neutro e evitar passar qualquer tipo de creme ou pomada.

7. Procure uma posição confortável

Existem várias posições de como amamentar, mas procure uma que fique confortável para você e para o bebê. Uma posição ruim pode ocasionar desconforto e dores nas costas.

8. Certifique-se que o bebê está sugando bem

Uma vez que a criança é posicionada corretamente, a mãe pode ajudar a abrir a boca da criança, roçando seus lábios com o mamilo e movendo suavemente o bebê ao peito.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!