Terceira Idade

Fisioterapia geriátrica: envelhecer é inevitável, mas é preciso manter a saúde

Por Mayara Pinheiro 29/04/2014

É possível conviver com a terceira idade sem perder a saúde. A fisioterapia geriátrica pode contribuir muito para isso. Saiba como! 

fisioterapia geriátrica

Envelhecer é inevitável. Mas é possível fazer com que a passagem do tempo não comprometa a saúde e o bem-estar. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com a diminuição da mortalidade e o aumento da expectativa de vida, as condições de saúde da população daqui pra frente se modificará e é preciso estar atendo a isso. No ano de 2000, o Brasil já contava com quase 15 milhões de pessoas acima dos 60 anos – 8,6% da população. Nas próximas décadas este processo tende a se intensificar, e calcula-se que, em 2050, existam cerca de 64 milhões de idosos.

Pessoas da terceira idade exigem do profissional atenção e cuidados redobrados. Por isso, os profissionais de todas as áreas da saúde estão buscando cada vez mais informações e conhecmento sobre a melhor forma de tratar este público. Entenda como a fisioterapia geriátrica pode contribuir para um envelhecimento com saúde.

Fisioterapia geriátrica

fisioterapia geriátricaO corpo humano sofre um desgaste natural no decorrer da vida e é comum a pessoa com idade avançada apresentar alterações e sintomas como:

– Fraqueza muscular

– Degenerações articulares

– Dores e cansaço

– Diminuição da agilidade

– Falta de equilíbrio

Essas alterações não somente evoluem e levam a perda de qualidade de vida, como podem causar complicações como traumatismos e fraturas por quedas, por exemplo.

A fisioterapia geriátrica oferece importantes benefícios às pessoas de terceira idade, tais como a prevenção e diminuição de problemas cardiovasculares, pulmonares, auxilio no controle da diabetes, artrite, doenças cardíacas, fortalecimento muscular, manutenção da densidade óssea entre outros benefícios. Tudo isso proporciona melhorias significativas no equilíbrio, na velocidade de andar, no reflexo, na ingestão alimentar, além da diminuição da depressão e a prevenção da osteoporose (que possui consequências degenerativas graves).

Ela abrange um vasto leque de áreas onde sua atuação é muito benéfica, por exemplo, a terapia física em idosos. A fisioterapia geriátrica pode ser necessária em qualquer fase da vida, porém no idoso tem uma importância não só de tratamento, como de prevenção, o que ajuda na melhora da qualidade de vida. Pois, juntamente com o envelhecimento, surgem as alterações fisiológicas e patológicas que merecem ser tratadas antes mesmo que apareçam. Atualmente, a fisioterapia trabalha com três áreas de atuação: preventiva, terapêutica e reabilitação.

O objetivo é trazer independência para as atividades de vida diária (subir e descer escadas, lavar louça, pentear os cabelos etc), no intuito de minimizar as consequências da idade avançada.

fisioterapia geriátrica

 

A fisioterapia geriátrica proporciona ao paciente o envelhecimento com qualidade de vida, a melhora notável em sua capacidade de locomoção e equilíbrio, bem como a coordenação dessas funções, o aumento da força muscular e das funções da memória do idoso. Ainda garante a independência e o conforto na realização de atividades por parte dos pacientes idosos no seu dia a dia.

Já é comprovado que a hipertrofia muscular e a força aumentada, tem um impacto substancial nas atividades da vida diária e na atividade funcional do idoso, uma vez que os protege contra lesões. É aí que a fisioterapia geriátrica pode fazer diferença.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Sexo na terceira idade: 15 dicas para manter-se ativo sexualmente

Mexa-se na terceira idade

Os benefícios da hidroginástica para idosos

Palavras cruzadas: Ótimo estimulo para cérebro idoso

Estica e puxa: dicas de alongamento para idosos

7 Alimentos que não podem faltar na dieta dos idosos

Cuidados que os idosos devem tomar com os remédios