Exercícios

Equoterapia: entenda como cavalos podem ajudar na recuperação de pacientes

Por Mayara Pinheiro 28/04/2014

É um senso comum o fato de que os animais podem contribuir para melhorar o humor e a vida das pessoas, mas a equoterapia vai além: deficiências motoras e intelectuais também podem ser curadas

equoterapia

A equoterapia, também chamada de hipoterapia, é um tipo de terapia com cavalos que serve para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo. A equoterapia serve para complementar o tratamento de indivíduos com necessidades especiais como a síndrome de Down, paralisia cerebral, derrame, esclerose múltipla, hiperatividade, autismo, crianças muito agitadas ou com dificuldade de concentração, por exemplo.

Com o auxílio destes animais, o tratamento pode ajudar pessoas com deficiências motoras e intelectuais. Para desenvolver as habilidades dos pacientes, os exercícios são realizados em contato com a natureza. Segundo especialistas, os resultados são rapidamente percebidos, mas esses benefícios ainda são pouco acessíveis para a população em geral.

Quais são os benefícios da equoterapia?

 

equoterapia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os principais benefícios da equoterapia são:

• Melhora o equilíbrio e a postura;

• Desenvolvimento da coordenação motora;

• Estimulação da sensibilidade tátil, visual e auditiva;

• Melhora o tônus muscular:

• Aumento a força muscular;

• Facilita a integração social;

• Desenvolvimento a motricidade fina;

• Estimulação do funcionamento dos órgãos internos;

• Aumento da auto-estima e da auto-confiança;

• Estimulação do afeto, devido ao contato com um animal;

• Promove a sensação de bem-estar.

Ou seja, irá promover benefícios: 

equoterapia– Físicos: desenvolvimento do equilíbrio, da noção de espaço e postura.Tonificação da musculatura e melhorias na voz e na pronúncia de palavras em função da respiração correta;

– Psicológicos: desenvolvimento do equilíbrio, da noção de espaço e postura. Tonificação da musculatura e melhorias na voz e na pronúncia de palavras em função da respiração correta;

– Cognitivos: aumento da auto-estima, da confiança e da autonomia. Desenvolvimento da sociabilidade e diminuição da agressividade e da intolerância à frustração. Aumento do vocabulário nas crianças e melhora no desempenho em sala de aula. Estimulação da atenção seletiva e da concentração.

Porque os cavalos?

O principal meio de trabalho da equoterapia é o cavalo, que tem os movimentos tridimensionais causados pelo seu dorso. Ao se deslocar ao passo, realiza um movimento semelhante à bacia pélvica humana durante sua marcha. Neste tipo de terapia, o terapeuta apenas atua como um mediador, tendo que o paciente, juntamente com o seu cavalo, uma relação física e psicológica fundamental para o resultado esperado.

Para a terapia os animais utilizados devem ser dóceis, com altura média de 1,50m, bem aprumado, inexistência de manqueiras, andamento bem cadenciado e com boa amplitude de passadas. Por isso os cavalos mais velhos são os mais indicados, pois são menos ariscos e mais seguros.

Profissionais 

equoterapia_O trabalho sempre é executado por uma equipe interdisciplinar, que pode variar de acordo com o diagnóstico dado pelo médico. A equoterapia oferece um amplo campo de atuação, como: fisioterapeuta, fonoaudiólogo, instrutor de equitação, médico pedagogo, psicólogo, professor de educação física e terapeuta ocupacional. Qualquer um destes profissionais, poderá atuar na equoterapia, porém deve possuir curso específico para tal.

Na execução de uma sessão de equoterapia necessita-se de uma equipe mínima, composta por um fisioterapeuta, um terapeuta ocupacional, um instrutor de equitação, um psicólogo e um cavalo.

Indicações e contra-indicações 

Indicado para: paralisia cerebral, acidentes vasculares cerebrais, traumas crâneo-encefálicos, atrasos maturativos, formas psiquiátricas de psicoses infantis, autismo, Síndrome de Down , dependentes químicos, estresse e depressões, hiperatividade dificuldade no aprendizado, timidez, falta de coordenação motora, correções de postura, alguns problemas ortopédicos, distúrbios visuais e/ou auditivos.

Contraindicado para: afecções gravaes da coluna vertebral, Luxações de quadril, Síndrome de Down com excesso de afrouxamento nas primeiras vértebras cervicais, Pouca sensibilidade na região das coxas.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Como lidar com o seu filho e a morte de um animalzinho

Animais de estimação trazem benefícios à saúde humana

Saúde do animal de estimação: porque o banho e escovação são importantes

Alergia a gato ou cachorro: entenda porque acontece

Ter um cachorro faz bem para a saúde

Você sabia que a moda agora é colocar aparelho dental no seu cachorro

Tudo sobre a síndrome do gríto do gato