[the_ad_group id="16401"]
Vitaminas

Conheça os benefícios da vitamina B no organismo

Por Redação Doutíssima 14/02/2015

A vitamina B é importante para o bom funcionamento do organismo, já que atua em diversas funções dele. O seu complexo vitamínico é composto por oito classes: B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12.

vitamina b

Alimentar-se bem é essencial para manter a presença de vitaminas no organismo . Foto: iStock, Getty Images

Cada um dos complexos da vitamina B tem uma função diferente. Entretanto, alguns precisam um dos outros para causar efeitos benéficos, enquanto outros trabalham sozinhos.

A semelhança entre os complexos dessa vitamina é que ambos são lipossolúveis. O corpo humano não é capaz de produzi-los em quantidades adequadas. Perante isso, as vitaminas precisam ser repostas no organismo através da alimentação.

 

Classes da vitamina B: B1, B2, B3, B5 e B6

 

Os complexos B1, B2, B3, B5 e B6 da vitamina B têm funções parecidas dentro do organismo. Por isso, precisam umas das outras para desempenharem seu trabalho. Confira os benefícios delas e onde encontrá-las:

 

1. B1 ou tiamina

É a vitamina anti-estresse e ajuda a proteger o sistema imunológico. Falta de energia, fraqueza nas pernas, depressão, perda de memória e formigamento nos pés e mãos podem ser sintomas de falta de tiamina no organismo.

Em casos graves, a carência de vitamina B1 pode levar até a estados de demência. As fontes do nutriente são: ovo, carne, leite, espinafre, couve e cereais integrais.

2. B2 ou riboflavina

Tem função antioxidante, combate os radicais livres e previne doenças cardíacas. A falta do nutriente pode causar tonturas e inflamação nos olhos e boca. As principais fontes são: brócolis, soja, amêndoas e abacate.

3. B3 ou niacina

Aumenta o colesterol bom (HDL) e previne a acne. Porém, o excesso do nutriente não é bom para o organismo. Ele é encontrado em carnes vermelhas, frutas secas e castanhas do Pará.

4. B5 ou ácido pantotênico

É uma fonte de energia, produz hormônios e previne os sinais de envelhecimento. Os sintomas da falta da vitamina no corpo são a fadiga, estresse, insônia e queda de cabelo. Carnes, leguminosas, iogurte, ovos e abacate são fontes.

5. B6 ou piridoxina

Ajuda a melhorar o humor e o sono, além de regular os níveis de aminoácido homocisteína no corpo. Sua ausência pode causar anemia, convulsões, lesões nervosas e confusões mentais.

Alimentos ricos em vitamina B do complexo B6 são: atum, salmão, nozes, avelã, sementes de girassol, milho, couve-flor, banana e melão.

 

Outros complexos com vitamina B

 

A vitamina B, presente nos complexo B7, B9 e B12, também desenvolve funções vitais para o corpo, porém elas são capazes de trabalhar sozinhas. Confira:

1. B7 ou biotina

Fortalece unhas, pele e cabelo, bem como diminui os níveis de glicose no sangue. Durante a gravidez, é importante para o desenvolvimento do feto. Problemas de pele, calvície e unhas quebradiças são sinais de deficiência da vitamina.

Ela está presente no tomate, cenoura, alface, frutas e sementes.

2. B9 ou ácido fólico

Protege os sistemas imunológico, circulatório e nervoso, além de prevenir tipos de câncer e doenças cardíacas. É encontrado em vegetais verdes escuro, fígado, grãos, e frutas, como a laranja.

3. B12 ou cobalamina

Produz células vermelhas no sangue e protege o sistema nervoso. A vitamina B12 está em peixes de água fria, como o atum e o salmão, carnes de porco, fígado, leites e derivados.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]