Dica do Dermatologista > Pele

Tratamento: como remover manchas da pele

Por Dra. Renata Violato 14/02/2014

Saiba quais são as causas e os mais novos tratamentos para remover manchas da pele. Chegou a hora de você ter uma pele linda!

 

remover manchas da pele

 

As pigmentações da nossa pele, olhos e cabelos se devem a uma substância chamada melanina, produzida por células chamadas melanócitos. O aumento desse pigmento é o responsável por formar manchas na pele, que são conhecidos como o melasma.

O melasma é um dos principais temores da maioria das mulheres. São aquelas manchas escurecidas no rosto, que variam do marrom claro ao mais escuro e acinzentado, atingindo principalmente as bochechas, região supra labial (“buço”) e testa. Dentre suas causas, estão a exposição à radiação ultravioleta, as alterações hormonais da gravidez e o uso de anticoncepcionais.

 

Tratamento para remover manchas da pele

 

O tratamento para remover manchas da pele inclui muita disciplina, tanto para fugir do sol como para fazer um tratamento contínuo, sem desanimar. Inicialmente, o mais importante é o uso de protetor solar diariamente, com fator de proteção solar (FPS) acima de 30.

Atualmente existem cremes à base de ácidos e substâncias clareadoras, especiais para remover manchas da pele, como o ácido retinóico, ácido glicólico, ácido kójico, hidroquinona, vitamina C, etc. Eles podem ser usados em casa diariamente e ajudam de forma significativa a clarear a pele.

 

remover manchas da pele

 

Para um resultado mais rápido e, nos casos mais resistentes, lançamos mão dos famosos “peelings” para remover manchas da pele, que são ácidos numa concentração maior, aplicados pelo dermatologista no consultório. Ao contrário do imaginado por muitos, os peelings podem ser suaves e progressivos, sem deixar a pele muito “machucada”, compatíveis com a nossa vida social e de trabalho, além de apresentar ótimos resultados.

Entre as novidades para remover manchas da pele incluem o uso do Laser Nd: Yag 1.064 nm (Elektra®, Spectra®) e aplicação de substâncias diretamente na pele, como o Ácido Tranexâmico.

O mais importante é sempre procurar um bom dermatologista para saber qual o tipo de protetor solar, cremes e procedimentos mais adequados para você. Essa é a melhor forma de ficar com a pele sempre linda!

 

Saiba mais:

 

Como evitar as temidas manchas deixadas pelos desodorantes e antitranspirantes

Melasma: entenda as causas e tratamentos para manchas no rosto

3 dicas imperdíveis para sumir com as manchas nas axilas e virilhas

Como cuidar da pele e controlar o desejo durante a gravidez

Cuidados com as mudanças na pele durante a gravidez

A Estévia é melhor para sua pele do que o açúcar? Descubra!

Como tomar sol no verão sem estragar a pele