Guia do Câncer

A prostatectomia no tratamento de uma pessoa com câncer da próstata

Por Dr. Rui Farinha 03/06/2014

Os avanços da medicina possibilitaram o surgimento de novos tratamentos para diversas doenças, entre elas o câncer de próstata. Saiba mais sobre a cirurgia de prostatectomia. 

 

prostatectomia

 

A Urologia se tornou uma área da medicina onde se tem observado uma grande evolução do ponto de vista do conhecimento. A investigação clinica tem permitido uma maior compreensão das causas e da forma como as doenças urológicas surgem e evoluem. O maior conhecimento da anatomia humana e o avanço da tecnologia permitiu obter grandes avanços nas cirurgias realizadas para tratar as doenças urológicas.

Neste aspecto do avanço do conhecimento, o câncer da próstata não tem sido exceção. No que diz respeito ao tratamento, o Urologista dispõe hoje de várias armas que permitem tratar com grande eficácia o câncer da próstata.

De uma forma geral, quando pensamos em doenças malignas, pensamos em algum tipo de cirurgia que permita remover a doença por completo. No caso do câncer da próstata, existe uma cirurgia, denominada prostatectomia radical, que consegue remover completamente a doença.

 

Em quais casos a prostatectomia é indicada?

 

prostatectomiaÉ preciso levar em consideração que existem vários tipos de câncer da próstata. Este pode ter um volume maior ou menor, pode ter uma maior ou menor agressividade e pode estar localizado á próstata ou pode encontrar-se disseminado pelo organismo.

Devido a esta grande variabilidade, nem todas as pessoas com câncer da próstata têm indicação para serem submetidas a uma cirurgia. Esta prostatectomia radical implica a remoção de toda a próstata e de ambas as vesículas seminais. Em determinadas situações também poderão ser removidos também os gânglios linfáticos da cavidade pélvica.

Em determinados tipos de câncer da próstata, poderão estar atingidos estes gânglios linfáticos, de tal forma que a sua remoção pode aumentar a probabilidade de se conseguir atingir o sucesso de cura que se pretende quando se realiza este tipo de cirurgia.

Também é necessário ter em conta a esperança de vida de cada uma das pessoas que poderá ser proposta para este tipo de cirurgia. Esta esperança de vida calculada não depende única e exclusivamente da idade cronológica da pessoa. Nesta avaliação é muito importante ter em conta as diversas doenças (co-morbilidades) que poderão existir, como por exemplo, hipertensão arterial, diabetes, doenças de coração, doenças neurológicas, entre outras, que poderão diminuir o número de anos que essa pessoa poderá viver.

Se a esperança de vida prevista for superior a dez anos de vida e se o câncer da próstata estiver localizado ao órgão, então este poderá ser um bom candidato para ser submetido a uma prostatectomia radical.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Qual a importância do exame de próstata

Campanha em São Paulo incentiva homens a fazer exame de próstata

Novo tratamento aumenta sobrevivência em casos de câncer de colo do útero

Você sabia que se diagnosticado precocemente, câncer colorretal pode ser curável?

Entenda como é feita a colonoscopia e saiba o quanto ela é importante para o diagnóstico precoce do câncer

Computador Watson contra o câncer: tecnologia da IBM será empregada no combate ao câncer

Sedentarismo aumenta em 40% os fatores de risco para câncer de mama