Dica do Nutricionista

Tudo o que você precisa saber para escolher o melhor adoçante

Por Redação Doutíssima 09/08/2014

Na hora de evitar o açúcar, seja em uma dieta para emagrecer ou mesmo em casos de diabetes, a opção mais comum é o uso de adoçantes. Mas, afinal qual é o melhor adoçante para utilizarmos no dia a dia?

Como definir o melhor adoçante

É preciso estar informado sobre as vantagens e desvantagens de cada um destes elementos. Separamos e explicamos neste artigo quais são os principais adoçantes usados nos mais populares produtos. Assim, você poderá conferir qual é o melhor adoçante para a sua situação.

melhor-adoçante

Fique de olho na quantidade ingerida para definir o melhor adoçante para você. Foto: Shutterstock

Adoçantes podem ser naturais ou artificiais e em ambas versões são usados para substituir o açúcar. Pessoas com diabetes são alguns dos principais consumidores destes produtos, mas é necessário conferir se você está consumindo quantidades ideais e não está exagerando na dose.

Se você busca apenas entrar em forma, fique atento se está usando o adoçante correto. Para definir qual é o melhor adoçante para ser usado, é preciso analisar as quantidades que você está digerindo.

Opções para escolher o melhor adoçante

Esteviosídeo

Não existe nenhuma contraindicação para as pessoas em geral. É bastante usado em produtos corriqueiros, como os refrigerantes, sorvetes, balas e iogurtes. A ingestão diária aceitável é de 5,5 mg/kg do seu atual peso do corpo.

Sucralose

Também não possui contraindicações, não causa cáries e nem é metabolizado pelo organismo. É muito usado como adoçante de mesa. O seu consumo diário é de 15 mg/kg do seu peso corporal atual.

Sacarina

Não é o melhor adoçante para quem tem hipertensão ou problemas de retenção de líquidos. Em altas concentrações, apresenta um gosto amargo. A digestão diária ideal deve ficar por volta dos 5 mg/kg do seu peso atual.

Ciclamato

É usado como adoçante de mesa e em refrigerantes, geleias e gomas de mascar. Devido à concentração de sódio, deve ser evitado por pessoas que sofram de hipertensão. O consumo diário ideal é de 11 mg/kg do seu peso corporal.

Aspartame

Uma curiosidade é que este adoçante perde a força do adoçamento quando exposto a altas temperaturas. É muito usado como adoçante de mesa, em produtos lácteos e em refrigerantes. O seu consumo diário ideal é de 40 mg/kg do seu atual peso.

Derivado do potássio

Se usado em exagero, pode provocar um gosto amargo. O seu uso é mais comum em sorvetes, gelatinas e pudins. O consumo diário deste adoçante é de 15 mg/kg o seu peso corporal.

Frutose

É natural e retirado do mel e de algumas frutas. O seu uso deve ser moderado por pessoas com diabetes ou com triglicerídeos alterados. Não existe um limite de consumo diário.

Acessulfame-k

Seu poder de doçura chega a ser 200 vezes maior do que o do açúcar. É bastante usado como adoçante de mesa, em refrigerantes e em sobremesas. O seu consumo diário é de 15 mg/kg o peso corporal.

Cuidados com o uso de adoçantes

Algo importante de se lembrar é que o adoçante deve ser sempre consumido em gotas, jamais deve-se esguichar o produto em alguma refeição.

Para quem deseja perder peso, é necessário que, junto do uso do adoçante, toda a alimentação seja alterada e controlada regularmente. A redução calórica, provocada pela ausência do açúcar, apenas será sentida se o restante da alimentação também estiver controlada. Então, somente o uso do melhor adoçante não será útil, se o seu objetivo for emagrecer.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!