Dica do Nutricionista

Tire suas dúvidas sobre a escolha da sucralose como adoçante

Por Redação Doutíssima 15/08/2014

A sucralose é uma opção para quem busca um adoçante sem calorias. Por ser o único derivado do açúcar, ela mantém o seu sabor, sendo, no entanto, 600 vezes mais doce que ele.

A origem da sucralose

A sucralose surgiu da pesquisa sobre adoçantes no Reino Unido. Durante esse estudo, os envolvidos buscavam uma forma de utilizar a mesma estrutura química do açúcar, aumentando sua potência de doçura, ao mesmo tempo com ausência de calorias. De todo esse processo foi elaborada a sucralose, que nada mais é do que um adoçante que tem o mesmo gosto do açúcar sem, no entanto, ter as suas calorias.

sucralose

Sucralose é adoçante artificial com poder de doçura 600 vezes maior que açúcar. Foto: Shutterstock

Sucralose é zero calorias

O fato de a sucralose ter zero calorias se dá como consequência de a substância não ser metabolizada pelo organismo. Isso significa que o organismo não a reconhece como fonte de energia.

Isso também faz com que ela seja uma boa opção para diabéticos, visto que ela não é metabolizada no corpo e, como consequência, não altera os níveis de insulina como o açúcar propriamente dito faz.

Ainda que seja derivada do açúcar, não é possível classificar a sucralose como um adoçante natural, já que a molécula de açúcar é quimicamente modificada para dar origem à ela – o que a classifica, então, como um adoçante artificial.

Esse processo químico molecular influencia no alto poder adoçante que ela possui: em média 600 vezes maior que o açúcar, o que possibilita que pequenas quantidades já sejam o suficiente para adoçar alimentos e bebidas que se busca ter o toque doce do açúcar.

Para entender melhor o que representa essa quantidade, vamos analisar uma lata de refrigerante. Se ele fosse composto por sucralose seriam necessárias apenas 0,07 gramas para se chegar no sabor desejado. A versão original, feita com açúcar ou frutose, leva 40 gramas de açúcar para o mesmo sabor.

Usos deste adoçante artificial

A sucralose é extremamente versátil. Por isso, muitas pessoas já estão fazendo seu uso em substituição ao açúcar em muitos alimentos, inclusive em sobremesas à base de lacticínios, produtos de panificação, pastilhas elásticas, sorvetes e produtos que contenham baixo teor de hidratos de carbono.

Além disso, este adoçante artificial pode ainda ser usado em alimentos nos quais outros adoçantes não podem ser usados. Isso se dá uma vez que as mudanças químicas feitas na sucralose permitiram que suas moléculas mantenham a doçura por períodos prolongados, inclusive durante o processo de cozinhar e assar dos alimentos.

Por isso, muitas receitas, mesmo as não dietéticas, já incentivam o uso deste adoçante em razão da economia sem a perda do sabor e também pelo aumento da gama de possibilidades: poder contar com uma forma de adoçar as receitas sem correr o risco de que o sabor seja modificado em altas temperaturas faz com que a vida do cozinheiro seja mais fácil.

Por isso, se você não quer cortar o açúcar, mas vem buscando uma maior qualidade nos produtos utilizados para adoçar seus alimentos, a sucralose é uma opção que vem a calhar.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!