[the_ad_group id="16403"]
Dica do Nutricionista

Entenda a diferença entre diet e light na alimentação

Por Redação Doutíssima 20/04/2015

É automático: você está de dieta e só pensa em consumir alimentos que a façam perder peso. Então, por estar na “seção de saudáveis” do supermercado, você acredita que qualquer produto que for para o carrinho será o mais adequado. Mas você se preocupou em verificar os rótulos? Sabe da importância da diferença entre diet e light e para que serve cada um?

Entenda que conhecer a diferença entre diet e light é essencial para que você garanta os nutrientes necessários para seu organismo e preserve a saúde. Assim, em primeiro lugar, é importante conhecer os conceitos, como indica a coordenadora do curso de Nutrição da Universidade Anhanguera de São Paulo, Priscila Chasseraux.

diet e light

Na hora de comprar alimentos diet ou light é preciso estar atento aos rótulos. Foto: iStock, Getty Images

Para saber a diferença entre diet e light

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), explica Priscila, alimentos diet são aqueles especialmente formulados para grupos da população que apresentam condições fisiológicas específicas. Como, por exemplo, geleia para dietas com restrição de açúcar.

Nos alimentos diet são feitas modificações no conteúdo de nutrientes, adequando-os a dietas de indivíduos que pertençam a esses grupos da população. “Apresentam na sua composição quantidades insignificantes ou são totalmente isentos de algum nutriente”, completa Priscila.

Para entender a diferença entre diet e light, observe que os alimentos light são aqueles que apresentam a quantidade de algum nutriente ou valor energético reduzido quando comparado a um alimento convencional.

 

“São definidos os teores de cada nutriente e ou valor energético para que o alimento seja considerado light”, diz. Por exemplo, iogurte com redução de 30% de gordura é considerado light.

Tanto alimentos diet quanto light, continua Priscila, não têm necessariamente o conteúdo de açúcares ou energia reduzido. Podem ser alteradas as quantidades de gorduras, proteínas, sódio, entre outros. Por isso, a importância da leitura dos rótulos.

Por que é difícil saber a diferença entre diet e light

A dificuldade em compreender a diferença entre diet e light, de acordo com a nutricionista, se justifica principalmente pela falta de conhecimento dos significados e talvez pela confusão de algumas marcas em classificar seus produtos em “zero”. “Por isso, é tão importante que todas as informações estejam nos rótulos e que as pessoas realmente as leiam”, comenta Priscila.

Diante de dúvidas, o mais indicado é pedir orientação a um profissional da saúde. O nutricionista é quem vai poder explicar toda a diferente entre diet e light e ajudar a encontrar o tipo de alimento correto. Pode haver riscos para a saúde diante de escolhas erradas.

Para um diabético, por exemplo, é essencial o consumo de alimento diet e com restrição de calorias. “No caso de dislipidemias, por exemplo, o consumo deve ser de alimentos light, mas o ideal é a orientação do profissional nutricionista e um controle da ingestão alimentar”, reforça Priscila.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


[the_ad_group id="16349"]
[the_ad_group id="16404"]