Dica do Nutricionista

Aveia reduz colesterol, emagrece e ainda gera ganho de massa muscular

Por Redação Doutíssima 12/08/2014

Que melhor maneira de ganhar a força e a energia para o seu dia do que um delicioso mingau de aveia? Se você não gosta muito do sabor, saiba que este alimento pode ser a chave de uma boa saúde. Além disso, o cereal pode adicionar nutrição extra para uma variedade de pratos saudáveis.

A aveia, conhecida cientificamente como avena sativa, é um cereal rico em ferro, magnésio e vitaminas do complexo B. Além destas vitaminas, ela tem diversos outros benefícios ao organismo. Confira.

aveia

Com alto teor de fibras, aveia pode diminuir o colesterol e evitar problemas no coração. Foto: Shutterstock

Aveia pode reduzir o colesterol ruim

A aveia, o seu farelo e a sua farinha contêm um tipo específico de fibra – conhecida como beta-glucana. Desde 1963, estudos comprovaram os efeitos benéficos desta fibra especial sobre os níveis de colesterol.

Estas pesquisas comprovaram que indivíduos com colesterol elevado, consumindo apenas 3 gramas de fibra do cereal solúvel por dia, podem reduzir o colesterol total. Isto é altamente significativo, uma vez que cada 1% de diminuição no colesterol se traduz em um decréscimo de 2% no risco de desenvolver doenças cardíacas.

Os níveis elevados de colesterol correlacionam-se com o acúmulo de placas de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos. Essas placas podem causar tanto um ataque cardíaco como um acidente vascular cerebral, ou então coágulos de sangue em outras partes do corpo.

Com a redução dos níveis elevados de colesterol, portanto, pode-se reduzir significativamente o risco de doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral.

Antioxidantes exclusivos presentes na aveia

A aveia, através do seu elevado teor de fibras, pode diminuir o colesterol e evitar problemas no coração. Porém, algumas pesquisas sugerem que ela pode ter um outro mecanismo de proteção ao sistema cardiovascular.

Isso acontece porque o cereal possui compostos antioxidantes exclusivos, chamados de avenanthramides, que ajudam a prevenir os radicais livres, reduzindo assim o risco de doenças cardiovasculares.

Além disso, seus polifenóis também têm sido recentemente indicados, pois apresentam ações anti-inflamatórias e antiproliferativas, que podem fornecer proteção adicional contra doenças coronárias, câncer de cólon, e irritação da pele.

Outros benefícios

Além de ser uma boa fonte de carboidratos complexos e proteínas, que ajudam na saciedade e, assim, na perda de peso, o cereal também contém nutrientes que ajudam o corpo na construção muscular.

Uma xícara de farinha de aveia seca contém 3,4 mg de ferro e 0,9 mg de niacina (vitamina B3). O ferro ajuda a transportar o oxigênio para a corrente sanguínea e para os músculos, e as vitaminas do complexo B ajudam a converter carboidratos em energia e utilizar corretamente as proteínas.

Além disso, o alimento também contém uma boa quantidade de proteína para um grão, e é uma maravilhosa fonte de fibra dietética, que é particularmente útil em uma dieta rica em proteínas.

Um estudo recente descobriu que o seu farelo aumenta a performance durante o treino e pode acelerar a recuperação, reduzindo a resposta inflamatória após o exercício. Para quem quer os seus muitos benefícios, mas não está muito interessado no sabor ou na textura deste superalimento, os suplementos em pó que contam com o cereal já são encontrados em lojas especializadas, e estes podem ser misturado com água ou como um shake.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!