Dica do Nutricionista

Sistema imune: as dietas radicais, os carboidratos e sua saúde

Por Renata Rodrigues de Oliveira 27/05/2014

Entrar em forma não depende somente da vontade e de dietas malucas. É preciso entender a relação do que comemos com o nosso corpo e sistema imune. Entenda! 

 

sistema imune

shutterstock

 

É fato que uma alimentação saudável desempenha um papel extremamente importante no fortalecimento e funcionamento do nosso sistema imune. Quem nunca, ao começar uma dieta por conta própria, cortou um monte de alimentos, foi para a academia, treinou muito e ficou morrendo de cansaço por dias a fio?

Sendo assim, antes de você sair por aí dizendo que qualquer dieta te deixa cansado e sem ânimo, vamos tentar entender o motivo pelo qual as dietas radicais e sem acompanhamento específico podem prejudicar (e muito!) o seu organismo. Saiba que elas podem até mesmo favorecer o aparecimento de doenças.

 

As dietas e o nosso sistema imune

 

Vamos pensar: muitas vezes escutamos diversas pessoas fazendo uma analogia às proteínas ao dizer que elas são “os tijolos” da musculatura (muro). Ótimo! Sabemos que o treinamento causa dano celular, ou seja, destruição do nosso muro. Então, te faço uma pergunta: se as proteínas são os tijolos, quem são os pedreiros?

Imagine sua casa em reforma. Você compra todos os tijolos de que precisa para a construção do muro. Caso você deixe os tijolos na obra e vá embora, encontrará o muro pronto no dia seguinte? Pois bem, os pedreiros de nossa obra são principalmente os neutrófilos e os macrófagos (as células de defesa do organismo).

E se, por acaso, eles não desempenharem suas funções com a efetividade que você espera? O que é melhor? Cinco funcionários que produzem bastante com qualidade, ou dez lentos e improdutivos?

As células do sistema imune são altamente dependentes de carboidratos e micronutrientes (vitaminas e minerais) para o seu funcionamento. Assim, treinar e se recuperar em déficit desses nutrientes é o mesmo que pedir para um pedreiro, que trabalha com alto gasto energético, desempenhar sua função com qualidade e rapidez estando em um período longo em jejum.

Portanto, corra (o mais rápido possível!) de dietas milagrosas que prometem resultados imediatos. Você pode estar prejudicando seu sistema imune sem ao menos saber.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Entenda como funciona a dieta Low Carb e use a biologia à seu favor

Macarrão light: receita para comer de tudo sem sair da dieta

Dieta do leite: saiba como perder peso rapidamente

Dietando com prezer: receita de estrogonoff de carne

10 alimentos ricos em ferro para você incluir na sua dieta

Dicas de dietas vegetarianas

10 dietas secretas das celebridades