Amamentação

Confira dicas de como amamentar corretamente o seu bebê

Por Redação Doutíssima 26/02/2014

Os bebês que mamam da forma certa no peito podem ajudar a evitar vários problemas relacionados à amamentação – como dor em mamilos e dificuldade de drenagem. É por isso que toda mamãe deve saber como amamentar corretamente. Isso é capaz de evitar desconfortos e garantir que o pequeno receba o fluxo de leite adequado para sua nutrição.

como amamentar corretamente istock getty images doutíssima

Tenha um tempo extra para posicionar a criança corretamente. Foto: iStock, Getty Images

Aleitamento materno: a importância da posição adequada

A amamentação é o método natural de alimentação de bebês, mas é uma habilidade que deve ser aprendida para ser eficaz e agradável. A primeira coisa é saber como posicionar corretamente o bebê no peito, já que fazê-lo corretamente tem implicações de longo alcance.

A posição correta permite que o bebê esvazie o leite do peito de forma eficiente. Vale lembrar que é justamente esse esvaziamento que estimula a produção exata da quantidade de leite que o bebê precisa. Além disso, ela pode ajudar a prevenir ou minimizar mamilos doloridos ou outras complicações.

Saiba que os primeiros dias são os mais críticos. Tenha um tempo extra para posicionar a criança corretamente, possibilitando que ele consiga pegar o peito de forma adequada. Os seios trabalham na base da “oferta e demanda” – para produzir leite, é necessário estimulá-los eficazmente.

Segundo uma pesquisa da Organização Mundial de Saúde, 17% das entrevistadas relataram que muitas vezes não conseguem amamentar por “não ter leite suficiente”. Esse foi o segundo problema mais apontado. O estudo sugere que muitas mamães talvez estejam tendo dificuldade em posicionar a criança.

Como amamentar corretamente

É preciso tempo e prática para aprender a amamentar corretamente. Há diferentes posições para fazê-lo, mas é possível começar com esses passos mais simples:

  • Sente-se em uma cadeira confortável

De preferência, coloque um travesseiro nas costas ou então no colo para apoiar o bebê. Descanse os pés em um banquinho para elevar seu colo. Sustente os braços com travesseiros ou apoios específicos.

  • Coloque a cabeça do bebê na dobra do braço

Suporte as costas do pequeno e a parte inferior com seu braço e mão. Ele deve estar deitado para o lado, voltado para você. Seu peito deve estar na frente do rosto dele.

  • Lave as mãos antes de cada mamada

Com sua mão livre, coloque o polegar logo acima da mama e os outros dedos abaixo.

  • Toque os lábios do bebê com o mamilo até que ele abra a boca

Coloque o mamilo com todo carinho na boca do bebê, puxando seu corpo para perto de você. Isso permite que a mandíbula do pequeno consiga manipular os dutos de leite que estão na aréola.

  • Quando o bebê estiver fazendo o movimento correto, seus lábios cobrem quase toda a aréola

A mandíbula do pequeno pode mover-se para trás e para frente – isso é normal. Se você estiver sentindo dor enquanto ele está mamando, é um sinal de que provavelmente não está na posição correta.

  • É possível que o nariz do pequeno toque no peito durante a amamentação

Se você estiver preocupada que talvez ele não esteja respirando adequadamente, pressione seu peito suavemente para baixo para retirá-lo de perto do nariz do bebê, dando-lhe mais espaço para respirar.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!