Amamentação > Gravidez e Filhos

Saiba qual é a importância dos diferentes tipos de leite materno

Por Redação Fortíssima 25/04/2016

A amamentação oferece todos os nutrientes que o bebê precisa para se desenvolver saudável até os seis meses de idade. Mas durante essa fase, existem diferentes tipos de leite materno. Eles variam de acordo com a idade da criança, a mamada, o período do dia e a alimentação da mãe.

Além de garantir o crescimento e desenvolvimento saudável, o aleitamento exclusivamente materno nessa fase fortalece o sistema imunológico e protege o bebê de uma série de doenças e infecções.

tipos de leite materno

O colostro é o primeiro e mais importante tipo de leite materno. Foto: iStock, Getty Images

Tipos de leite materno

O leite materno oferece proteínas, açúcar, gordura, vitaminas e água, suprindo totalmente as necessidades nutricionais do bebê até os seis meses de idade. Mas isso ocorre em partes, já que existem quatro tipos diferentes. Cada um deles ajuda a para fornecer os nutrientes conforme a necessidade no momento.  

O primeiro dos tipos de leite materno é o colostro, um líquido mais espesso e amarelado que surge antes do parto e continua sendo produzido até por volta de sete dias após o nascimento da criança. Ele contém anticorpos que são responsáveis pela proteção do recém-nascido.

Os outros três derivam da transformação do colostro, que passa por um processo de amadurecimento, assim como o organismo do bebê. Isso costuma acontecer aproximadamente 15 dias após o parto.

Depois dessa primeira fase surge o leite materno anterior. Ele é produzido e liberado no momento em que o bebê inicia a mamada. Como contém altos níveis de água, ele é fluído e também rico em lactose. Porém, não consegue saciar a fome do bebê sozinho, pois tem pouca proteína e pouca gordura.

O chamado leite materno intermediário é a transição entre o leite anterior e o posterior e contém muita proteína. Para completar, o leite materno posterior surge ao final de cada mamada, rico em gordura e proteína. Ele é responsável por saciar o bebê e contribuir para o ganho de peso. Sua carência pode dificultar o desenvolvimento e causar desconfortos e problemas de saúde.

Para garantir que o bebê consuma todos os tipos de leite materno, é importante que ele mame até esvaziar as mamas ou ficar satisfeito, levando o tempo que precisar.

Importância do tipo de leite materno colostro

O colostro é o tipo mais importante, pois fornece vitaminas A, E e K, além de proteínas, sais minerais e carboidratos nas quantidades ideais para o desenvolvimento do bebê nos primeiros dias de vida.

Também é rico em fatores de defesa, especialmente leucócitos e imunoglobulinas, que fortalecem o sistema imunológico e protegem o organismo da criança contra micro-organismos. A  abundância em vitaminas e fatores de maturação também ajudam no desenvolvimento intestinal do bebê.

O colostro começa a ser produzido muito antes do parto, no último trimestre de gestação. Depois que o bebê nasce, sua produção ainda se estende por mais uma semana, tempo suficiente para dar ao recém-nascido os nutrientes essenciais da primeira fase de vida.

Cada mãe produz um colostro diferente, ideal para as necessidades do seu bebê, podendo variar de acordo com a idade gestacional, o peso ou doenças que ele possa ter. A amamentação adequada desde o nascimento ajuda a prevenir doenças como otites, alergias, vômitos, diarreia, pneumonia, bronquiolites e meningites.

E aí, entendeu a diferença entre os tipos de leite materno? Deixe o seu comentário! Também aproveite parra conferir mais dicas sobre gravidez e filhos que o Doutíssima traz para você.