Guia do Câncer

Câncer de rim: Como se diagnostica ? Quais são os principais exames?

Por Dr. Rui Farinha 18/08/2014

As doenças manifestam-se através de determinados sintomas e sinais. Muitas vezes, os médicos recorrem aos chamados exames auxiliares de diagnóstico, para apoiarem o seu diagnóstico clinico. A evolução da Medicina tem sido feita no sentido de permitir um acesso mais fácil ao consultório do Médico e a um conjunto de exames sofisticados, cada vez mais baratos e não invasivos. Por tudo isto, atualmente, uma pessoa poderá apresentar uma variedade de sintomas inespecíficos que levarão algum Médico a pedir exames que poderão realizar um diagnóstico incidental de um tumor do rim.

A descoberta do câncer de rim é na maioria das vezes acidental

Calcula-se que mais de 50% de todos os tumores renais são diagnosticados desta forma incidental. Apenas 10% são diagnosticados por apresentarem sintomas e ou sinais da doença. Geralmente os cânceres do rim que são descobertos quando provocam sintomas, são tipos de cânceres mais agressivos, que já se encontram numa fase avançada.

Câncer de rim : Saiba os sintomas e como diferenciá-los de doenças menos graves

Eles podem provocar dor lombar, perda de sangue na urina e o seu médico pode sentir uma massa no seu abdômen. Existem alguns tipos de câncer de rim que podem provocar sintomas difíceis de diferenciar de outras doenças mais banais. Podem por exemplo provocar hipertensão arterial, perda de peso, febre e anemia. Muito mais raramente, alguns destes canceres são diagnosticados numa fase em que se encontram disseminados pelo organismo. Nesse caso, eles podem provocar dores ósseas intensas e tosse persistente. Na observação que o médico fará, pode ser encontrada uma massa no abdômen, gânglios linfáticos no pescoço ou pernas inchadas devido a compressão das respectivas veias. Não é frequente que estes canceres de rim provoquem alterações nas análises de sangue, mas podem surgir alterações dos níveis de hemoglobina, das análises relacionadas com o funcionamento do figado e dos rins.

 

shutterstock_174169676

Diagnóstico de câncer de rim por meio de exames de imagem

Atualmente existem alguns exames de imagem que permitem fazer o diagnóstico desta doença de uma forma não invasiva. Geralmente, o primeiro exame que é realizado é uma ecografia renal. Esta ecografia detecta uma massa sólida no rim que tem o cancro. Quando se detecta uma alteração deste tipo numa ecografia renal, será necessário realizar outros tipos de exames. A tomografia axial computorizada com a utilização de contraste endovenoso é o exame mais decisivo no que se refere ao diagnóstico do câncer do rim. Se a massa detectada na ecografia captar contraste nesta tomografia axial computorizada isso obriga a pensar que está massa poderá ser um cancro do rim e portanto poderá ter se ser colocada a hipótese de ser necessária uma cirurgia para tratar esta doença.