Guia do Câncer

Dia Mundial do Câncer: entenda a importância desta data

Por Redação Doutíssima 05/02/2015

Criado, em 2005, o Dia Mundial do Câncer é uma campanha realizada, no dia quatro de fevereiro, pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, a campanha tem apoio do Instituto Nacional de Câncer (INCA). A data serve para alertar, e chamar ainda mais atenção, sobre a importância de se discutir a doença.

 

Em abril, também há um dia reservado para a conscientização sobre o câncer. Criado pela OMS, o dia mundial de combate ao câncer é uma data para chamar atenção de todas as nações, líderes e do público para a importância da discussão da doença.

 

Dia Mundial do Câncer e dados da doença

 

O câncer é a segunda doença que mais mata pessoas no mundo todo. Em especial o câncer de pele, ficando atrás apenas das doenças cardiovasculares.

dia mundial do cancer

Campanha pretende alertar para a importância das escolhas saudáveis na vida.

 

De acordo com o Instituto Nacional do câncer, INCA , o câncer é a causa  da morte de oito milhões de pessoas no mundo ao ano, sendo que uma destas mortes poderia ter sido evitada com mais prevenção, detecção precoce, acesso aos tratamentos existentes e escolhas mais conscientes.

 

O câncer é uma doença silenciosa e, na maioria das vezes, não causa dor, o que acaba retardando, em muitos casos, o seu diagnóstico precoce. Ao contrário do que muitos pensam, o câncer tem cura.

 

Para isso, ele deve ser detectado no começo. O Dia Mundial do Câncer tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico, do tratamento e dos hábitos de vida para a prevenção da doença.

 

Ações do Dia Mundial do Câncer

 

A campanha do Dia Mundial do Câncer de 2015 tem, como tema, a busca pela qualidade de vida de fácil acesso às pessoas. Ou seja, atitudes do dia a dia que podem ser modificadas para ajudar na prevenção ao câncer. Para isso, serão feitos debates, abertos ao público, sobre a temática de uma vida mais saudável.

 

Além disso, o Dia Mundial do Câncer deste ano pretende alertar a população sobre a importância da escolha de uma vida mais saudável e equilibrada para a prevenção de vários tipos de câncer.

 

As atitudes propostas pela campanha podem ser aderidas pelas pessoas de formas simples, como escolher alimentos mais saudáveis, evitar o fumo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, praticar exercícios físicos com regularidade e, muito importante, evitar a exposição ao sol.

 

Acesso ao tratamento

 

O tratamento do câncer pode ser feito por meio de quimioterapia, vários medicamentos para combater o tumor; radioterapia, radiações para destruir o tumor ou impedir que suas células continuem se dividindo e por transplante de medula óssea, indicado para algumas doenças malignas que afetam as células do sangue.

 

A escolha do tratamento deve levar em conta se o tumor é mais sensível à quimioterapia ou à cirurgia, se há a necessidade de operar e o grau da doença, além da sensibilidade pessoal do paciente.

 

Além de atentar ao fato de que o Dia Mundial do Câncer aborda a vida saudável, é importante lembrar toda a população que é possível obter tratamento gratuito na rede pública de saúde, incluindo o uso de novas terapias.  Pacientes com câncer também têm acesso privilegiado para a obtenção de remédios para tratar a doença.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!