Guia do Câncer

Pediasuit: o uso da fisioterapia intensiva para o tratamento da paralisia infantil

Por Mayara Pinheiro 14/05/2014

Existem vários tipos de tratamentos para a paralisia cerebral infantil, mas vamos falar mais sobre o Pediasuit, método intensivo de tratar a doença. 

 

pediasuit

 

A intervenção precoce no tratamento de crianças com atraso no seu desenvolvimento motor é de fundamental importância e exige manuseio específico. Ela deve acompanhar a evolução motora e preparar a criança para as fases seguintes do seu desenvolvimento. Para isso existem diversas abordagens em reabilitação que compõem tratamento direcionado à terapia infantil.

A fisioterapia infantil é um tratamento de grande importância, visto que as interações com o meio ambiente e as interações funcionais entre os diversos segmentos do corpo, afetam o crescimento e o desenvolvimento das crianças. As intervenções, que tem por objetivo manter o comprimento normal dos músculos, são capazes também de evitar as deformidades ósseas causadas pela solicitação anormal, devido à força exercida pelos tecidos moles não distensíveis sobre o osso em fase de crescimento. A criança portadora de deficiência precisa de fisioterapia intensiva para aprender ou reaprender habilidades funcionais básicas que facilitarão seu dia a dia.

 

O Método Pediasuit de Fisioterapia Intensiva

 

pediasuitEle se divide em módulos de 80 horas, dividido em 4 horas diárias, realizado 5 dias por semana. Associada à intensidade da terapia, é utilizada uma órtese de retificação postural chamada Pediasuit, que favorece o alinhamento biomecânico, a propriocepção e reorganização músculo-articular necessárias para otimizar o controle postural e a função global.

O Pediasuit é uma órtese corporal leve, resistente, flexível, proprioceptiva e dinâmica, composto por touca, colete, calção, joelheira, calçado adaptado e tracionadores emborrachados. Ele possui ganchos plásticos que fixam estes tracionadores, projetados para produzir tensão semelhante à produzida pelo alongamento e encurtamento de músculos humanos, auxiliando a correção de situações anormais do corpo ou movimento. Isso permite que o corpo do paciente permaneça em postura tão próxima do normal quanto possível, tanto em posições estáticas como dinâmicas.

O Pediasuit é recomendado para crianças a partir de 2 anos de idade ou 12 kilos. O uso é contraindicado para os pacientes com idade inferior de 2 anos de idade ou que estejam com o peso abaixo do permitido (12 kilos). Além disso, deve-se ter cautela em crianças que possuem subluxação de quadril maior que 30%, contraturas articulares ou musculares graves, as quais impeçam de atingir um alinhamento próximo do normal na postura em pé.

O uso do Pediasuit pode ser tanto para a terapia intensiva quanto para sessões semanais com pelo menos 2 horas de duração. Durante a avaliação, o terapeuta traça o perfil do paciente baseado em sua idade, habilidade motora e alterações osteomusculares associadas, para definir um plano de tratamento. Associado ao protocolo, quando indicado, podem ser desenvolvidas também sessões de fonoaudiologia ou musicoterapia.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 Saiba mais sobre a paralisia infantil e como evitá-la

Entenda como a pobreza pode afetar a infância

Diabetes Mellitus na infância: quando suspeitar?

Como lidar com a alergia alimentar na infância

Existem afetos reprimidos na infância?

Saiba mais sobre a encoprese infantil

Aprenda a identificar a depressão infantil