Guia do Câncer

Sintomas de câncer: que sinais a doença emite no organismo

Por Redação Doutíssima 21/10/2014

A grave doença que provoca crescimento ou multiplicação incorreta das células é chamada de câncer. Mais de 200 tipos diferentes de câncer já são contabilizados, sendo alguns comuns e outros muito raros.

 

Sintomas de câncer são amplos

 

Cada tipo tem características específicas. Sendo assim, os sintomas de câncer são muito amplos, não há um sintoma específico e comum a todos os tipos de câncer. Saiba mais nesse artigo sobre como identificar os sinais da doença.

sintomas-de-cancer

Quando os sintomas são percebidos de início, câncer tem maior chance de cura. Foto: iStock, Getty Images

 

Saiba mais sobre o câncer

 

Alguns sintomas são inespecíficos e comuns a diversos outros tipos de doenças, como dores no corpo, emagrecimento significativo, fadiga, sangramento nas fezes, falta de ar, entre outros. De qualquer forma, todos esses sinais indicam que alguma coisa não está bem e precisa ser investigada.

 

As causas para a desordem e mutação do DNA celular são variadas, podendo se dar por razão hereditária ou por exposição a fatores externos. Esses, geralmente estão relacionados ao estilo de vida e hábitos inadequados,como sedentarismo, tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas e má alimentação.

 

O câncer pode se desenvolver em qualquer parte do corpo, podendo se espalhar por tecidos e órgãos. Algumas manifestações são mais comuns e devemos estar sempre atentos aos sinais, lembrando que os fatores citados podem emitir os sintomas de câncer.

 

A incidência da doença é maior em pessoas acima dos 50 anos, especialmente aquelas com risco genético ou maus hábitos. O câncer mais comum nos seres humanos é o de pele, especialmente nas áreas que ficam mais expostas ao sol.

 

Os cânceres hematológicos como leucemia e linfoma também são comuns em ambos os sexos. Nos homens, os tipos de manifestação de câncer mais recorrentes são os de próstata, pulmão, estômago e intestino. Já nas mulheres, as principais incidências são nas mamas, colo do útero, intestino e pulmão.

 

Conheça alguns sintomas de câncer

 

Cada câncer tem suas especificidades, então confira alguns sintomas de câncer dos tipos mais comuns.

 

Câncer de pele

 

A doença na pele é classificada como melanoma, tipo bastante agressivo, e não-melanoma. O tipo mais agressivo costuma surgir como uma nova pinta de cor escura, com forma assimétrica e irregular, além de alterações na sua cor.

 

O não-melanoma também precisa ser seriamente tratado, mesmo sendo mais brando. Geralmente apresenta-se como manchas avermelhadas, escamação e feridas que não nunca cicatrizam.

 

Câncer de intestino

 

Também é um dos tipos de câncer com maior incidência no mundo, atacando o cólon (intestino grosso) e o reto. Esse tipo de tumor pode ter início na formação de pólipos, que são lesões benignas, mas devem ser removidas para evitar que se transformem em tumores malignos.

 

Dois sintomas de câncer deste tipo da doença devem ser observados, que é prisão de ventre iniciada recentemente e sangramento nas fezes. O sangramento pode ser causado por outras doenças como hemorroidas, por exemplo, mas sempre deve ser investigado.

 

Câncer de pulmão

 

Esse tipo de câncer só perde para o câncer de pele em número de casos e ataca homens e mulheres. A maior incidência da doença é em fumantes. São sintomas de câncer de pulmão a tosse persistente, podendo ter escarro sanguinolento e falta de ar.

 

Esses sintomas não se apresentam apenas neste tipo câncer, mas também em doenças como tuberculose e bronquite crônica. Mas são sinais de alerta. Prevenir é sempre a melhor opção!

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!