Guia do Câncer

Conheça e adote 6 dicas de prevenção do câncer de próstata

Por Redação Doutíssima 09/11/2014

O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum de câncer entre os homens brasileiros e o sexto tipo mais comum da doença no mundo. A doença se manifesta principalmente em homens a partir dos 50 anos de idade. Por isto, a prevenção do câncer de próstata é essencial para quem está chegando nesta idade.

prevenção-do-câncer-de-próstata

É possível diminuir os riscos de ter a doença que assusta os homens. Foto: iStock, Getty Images

O exame de toque retal deve ser feito anualmente a partir dos 40 ou 45 anos de idade. No entanto, isto não significa que a preocupação com a doença só deva iniciar nesta faixa etária. Medidas de prevenção podem ser adotadas desde cedo para evitar o desenvolvimento de tumores.

Como funciona a prevenção do câncer de próstata?

A próstata é uma glândula exclusivamente masculina, que está localizada entre a bexiga e o reto. Além de ser parte responsável pela produção do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides, ela envolve o início da uretra, tubo que elimina a urina armazenada.

Grande parte das mortes decorrentes da doença se dá pelo diagnóstico tardio. A resistência em fazer o exame de toque, principal método de prevenção do câncer de próstata, e a prática de hábitos não saudáveis ao longo da vida, são as principais causas de desenvolvimento dos tumores.

Assim como outros tipos de câncer, o de próstata tem profunda relação com a genética familiar. Homens com pai ou irmãos que já tiveram a doença apresentam maiores chances de desenvolver o tumor. Nestes casos, o exame para o diagnóstico precoce do câncer de próstata deve ser iniciado antes dos 40.

Novembro azul trata da prevenção do câncer de próstata

Para tentar reverter este quadro, instituiu-se o Novembro Azul. Partindo do mesmo pressuposto da campanha Outubro Rosa, que visa a conscientização e a mobilização para prevenção do câncer de mama, o Novembro Azul busca conscientizar os homens sobre os riscos e a prevenção do câncer de próstata.

Além disto, procura instigar e quebrar o preconceito que existe entre os homens em relação ao exame de toque, imprescindível para a detecção precoce e início do tratamento adequado. O exame dura menos de 15 segundos, é praticamente indolor e não afeta em absolutamente nada a masculinidade do paciente.

A campanha Novembro Azul também visa promover a prevenção do câncer de próstata. Por isto, listamos abaixo 6 dicas que você pode adotar em sua rotina para prevenir o desenvolvimento desta doença.

Prevenção do câncer de próstata em 6 dicas

1. Alimentação saudável

Uma das principais formas de prevenção do câncer de próstata é aderir a uma alimentação saudável. Por isto, inclua no seu cardápio alguns alimentos específicos, como o tomate.

Rico em licopeno, o tomate tem sido associado a uma redução do risco do desenvolvimento de tumores. O recomendado é ingerir, pelo menos, três porções de tomate por semana. Soja, chá verde, alho, cebola e brócolis também podem ter efeito protetor.

2. Peixe

Consuma mais peixe. Uma dieta rica em óleo de peixe pode diminuir significativamente as chances de desenvolver câncer de próstata.

3. Atividade física

É indicado que se realize no mínimo 30 minutos de atividade física diariamente.

4. Carne vermelha

Reduza o consumo de carne vermelha. O ideal é comer menos de três porções por semana.

5. Obesidade

Procure manter o peso na medida certa. A obesidade é prejudicial à saúde e é apontada no aumento do risco de desenvolvimento do câncer de próstata e de outras doenças.

6. Tabagismo

Pare de fumar ou reduza a quantidade de cigarros. Homens diagnosticados com tumores na próstata que possuem o hábito de fumar têm maior probabilidade de morrer da doença do que os não-fumantes. Além disto, correm mais risco de desenvolver tumores mais agressivos. Evite também o consumo de álcool, ou consuma com moderação.